quinta-feira, 6 de junho de 2024

Moda Center recebe certificado sobre ações, programas e boas práticas para o meio ambiente


Conselheiro consultivo José Gomes Filho recebeu o certificado para o Moda Center.

Na última quarta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Moda Center recebeu o Certificado de Reconhecimento/Adesão do ‘Movimento Nacional ODS Pernambuco’. O documento reconhece a atuação do centro de compras frente à Agenda 2030 na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que promove ações, programas e boas práticas, pactuada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em uma solenidade promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA), em Caruaru-PE, o conselheiro consultivo do Moda Center, José Gomes Filho (Menininho), que representou o síndico Tales Nery, recebeu o certificado de Ronaldo Veiga, coordenador do Movimento Nacional ODS Pernambuco, e de Gilvaneide Silva, presidente do IMOA. Também representou o Moda Center, o conservador de bens culturais do Museu da Sulanca, Adelmo Teotônio.


Durante a cerimônia, houve a apresentação do Projeto RIO (Rio Ipojuca Online), uma parceria entre o SOS Rio Ipojuca, Instituto IMOA, Biotech Soluções Inteligentes e IFPE- Campus Caruaru. Também foi contextualizado o Movimento Nacional ODS Pernambuco por Ronaldo Veiga, esse núcleo regional que se propõe a agir localmente e contribuir para o atendimento das metas dos 17 ODS.

"O Moda Center receber essa certificação é uma comprovação de que o esforço de nossa diretoria, colaboradores e comerciantes está gerando resultados para que nosso gigante seja um empreendimento cada vez mais sustentável. Fico muito feliz em representar o Moda Center e receber essa certificação. Com certeza, vamos ampliar as boas práticas que temos feito", destacou Menininho.

"Essa certificação ao Moda Center é fruto de imensos esforços em prol da sustentabilidade, que nos faz pensar globalmente e agir localmente, em um chamado para o nosso planeta, que multiplique um olhar ainda mais ecológico em Santa Cruz do Capibaribe, no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco", frisou Adelmo.

"O Moda Center têm todo um papel, um envolvimento de implementação desses objetivos na preparação, nas boas práticas, nas atividades que a gente pode melhorar no dia a dia das pessoas, na qualidade de vida, apresentando caminhos e oportunidades para que a gente tenha o meio ambiente equilibrado, sustentável, ecologicamente correto", ratificou Ronaldo Veiga.

"Eu acho muito importante a atuação do IMOA dentro do município. Primeiro, que já existem diversos projetos lá a exemplo do Moda Center, que é um projeto vivo de sustentabilidade, de inclusão e de tantas outras frentes", completou Gilvaneide.


Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela ONU para os seus 193 Estados membros, incluindo o Brasil. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pela sociedade em nosso país e no mundo. São um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.


Outras certificações:

Foram certificadas outras instituições públicas e privadas, além de diversos agentes de municípios do Agreste de Pernambuco que têm se preocupado com o tripé da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável para as gerações atuais e futuras.

O público também pode apreciar peças feitas com o reaproveitamento de resíduos têxteis locais como resultados do programa "Educar para Sustentar" do IMOA, que visa gerar renda através da educação ambiental, valorização da cultura e de comunidades em vulnerabilidade.


Proposta de documentário

Também foi a proposta de produção de um documentário pelo IMOA nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, para registro e envio à ONU em janeiro de 2025, como uma autêntica demonstração de ações que serão articuladas com um novo plano, Agreste 2030, seguindo uma rota da sustentabilidade mundial em sintonia com a Agenda 2030 da ONU, um plano global para alcance em 2030 de um mundo melhor para todos os povos e nações.


Iniciativas sustentáveis do Moda Center

Ao longo dos anos, o Moda Center tem promovido iniciativas sustentáveis. Entre elas, estão a maior usina privada da região na geração de energia solar, o uso racional da água entre os condôminos, o plantio de mudas de árvores de espécies nativas, realização de campanhas e palestras sobre consciência ecológica, entre outras.