Marcos fechou a série de palestras no evento |
A quarta edição do Estilo Moda Pernambuco está chegando ao fim e este sábado (28) foi o penúltimo dia de atividades do principal evento de moda do estado. Com tema “Moda 4.0”, o EMP se consolidou como importante vitrine de moda e conhecimento para o setor confeccionista do Agreste, com a realização de quatro grandes palestras, seis workshops, 46 desfiles que englobaram mais de 70 marcas de vários segmentos de moda e a exposição, nos 14 estandes, das últimas novidades em tecnologia, tecidos e serviços para os confeccionistas e suas empresas.
Dois workshops foram realizados
durante à tarde, sendo o primeiro deles ‘Produção de moda’, ministrado pelo
especialista em modelagem industrial e historiação de moda pelo SENAI/CETIQT,
Nestor Mádenes. Nele, foram abordados vários aspectos da produção de moda, como
a influência desta além do comércio de roupas e a importância de se investir na
primeira vitrine para o consumidor final: os desfiles.
“A moda é algo inteligente, atrai
pessoas, encanta… Ela está em tudo; no seu celular, no seu carro, no
supermercado e claro: naquilo que vestimos. Perceber isso faz uma grande
diferença e o desfile é exatamente isso: um show de moda, uma explosão
sensorial, algo que deve ser pensado para não só atrair o consumidor, mas para lhe
dar desejo em ter o nosso produto”, disse.
Em seguida, foi realizado o workshop
‘Comportamento de consumo no agora: análise de oportunidades para a construção
de produtos inspiradores’. A designer de produto e especialista em moda pelo
SENAI/CETIQT do Rio de Janeiro, Andrea Julião, destacou a necessidade das
empresas em compreender seu público-alvo e a importância de elas estarem
presentes nas plataformas digitais.
“Todos nós temos que estar
atentos e a internet nos dá essa chance. O consumidor atual é ativo. Ele
compra, reclama, elogia, indica, não se prende a apenas uma única marca. Porém,
como empresa, temos que deixá-los satisfeitos. O diferencial nesse cenário é
fazer com que nosso produto, nossa empresa, desperte no consumidor esse
feedback, mas de forma positiva”,
frisou.
À noite, o público conferiu de
perto o palestrante Marcos Piangers. Autor do best seller “O papai é pop’, com
mais de 300 mil livros vendidos no Brasil e no exterior, ele ministrou a
palestra “Inovação e criatividade: uma espiada no futuro”, onde abordou
questões sobre tecnologia, oportunidades digitais e de como a inovação deve
estar presente no dia a dia das empresas.
“A atual geração é a que vai
mudar o futuro. As mulheres estão mais poderosas, as pessoas estão mais
poderosas e isso gera uma reação, um medo. Mas isso passa! Vamos lidar com as
tecnologias e precisamos entender isso, respeitar, usar isso a nosso favor para
criar negócios com mais impacto e significado. A inovação vem da criatividade e
isso também tem que estar nas nossas empresas. Temos que fugir do controle, do
tradicional, investir nas ideias inovadoras e perder o medo, de forma
constante. Que elas façam desse mundo um lugar melhor, mas que entreguem seus
serviços com qualidade”, concluiu.
DESFILES – A passarela do
EMP 2019 encerrou suas atividades com mais 11 desfiles. Black Jack, Charme,
Coleção Têxtil, Flec, Garota Show, Joelik, Koral Mar, Magda, Nega Maluca,
Sereia do Mar e Sport Company apresentaram suas novas coleções, com foco no
alto Verão 2020.
Primeira a entrar na passarela, a
Coleção Têxtil apresentou um desfile conceitual com tema “Conexão
Coletiva”, trazendo peças inspiradas nos ‘Anos 1990’, com modelos trabalhados
em tiras e amarrações nas laterais de maiôs e caleçons, acompanhados de saídas
curtas, longas, quimonos e saias versáteis. As cores predominantes foram os
tons terrosos amarelados e alaranjados, além do vermelho profundo azul e tons
de verde. As bases em tecidos foram as microfibras, poliéster e acabamentos
UV50+, lisos e estampados digitais, entre outros.
A Black Jack apresentou a
coleção “It´s my life”, inspirada em funcionalidade, minimalismo e construção
criativa, que reflete muito as tendências rock, pop e grunge, trazendo muito
preto e branco, algumas cores cítricas, muito xadrez, camuflado e estampas
personalizadas. Os tecidos escolhidos foram suede, brim peletizado, moletom e
malha de algodão, com o diferencial de trazer peças coringa e com novas
modelagens.
A Garota Show trouxe para
a passarela looks da coleção “Dias de Sol”. Com foco no Verão 2020, apresentou
peças leves e repletas de cores solares como o laranja e o amarelo. De acordo
com a marca, os produtos foram pensados para mulheres que vivem as fases dos
dias e do sol e que buscam a versatilidade.
Quarta a desfilar, a Flec Moda
Feminina transformou a passarela em um picadeiro, onde apresentou os looks
da coleção “Alegria”. A marca provocou no público uma reflexão sobre os
sentimentos positivos, mostrando que o “sentir-se linda” não é algo que se
reflete apenas no look, mas na forma de como se encara o dia a dia. As peças
são compostas de tecidos leves, acetinados, com transparências ou bases
naturais, que aliaram estampas geométricas, poás, listras e texturas. Para a
cartela de cores foram escolhidos tons que passam pelo coral e vão até o
laranja vibrante e o bege.
Especializada em Moda Praia, a Sereia
do Mar trouxe a passarela a coleção ‘Oceanic’. Com peças inspiradas nas
partes rústicas de barcos, listras navy, cordas, bússolas e estrelas marinhas,
tem como bases os tecidos de suplex com fator de proteção UV50+ e lycra Rosset,
com cores que predominam o vermelho, azul marinho, royal e branco. Dentre os
detalhes, acessórios metalizados com modelo de âncora.
Tendo a noite como inspiração, a Nega
Maluca trouxe, para a passarela do EMP, looks da coleção “Night Shine”. Com
muito brilho e cores predominando o preto, prata, pink e coral, apresentou
croppeds, blusas, vestidos e shorts hot pants, além de macaquinhos e calças. A
marca investe em looks para que mulheres se sintam confiantes e empoderadas. O
desfile teve participação do cantor paraibano Kevin Ndjana, segundo colocado no
The Voice Brasil de 2018.
Inspirada nas flores do campo, a Magda
Moda Íntima trouxe para a passarela as peças da sua coleção “Jardins”.
Apostando em cores leves como o marfim e o branco, aliada à intensas como o
vinho, com muita renda e transparências, a empresa esbanjou sensualidade em
suas lingeries. A versatilidade esteve presente, em especial, nos boddies, que
podem ser usados como terceira peça na composição de looks mais sofisticados,
com uma pegada romântica.
Oitava a entrar na passarela, a Joelik
trouxe para o público looks da coleção “Savana”, com foco no Verão 2020. Entre
os destaques, saias justas de neoprene, vestidos fluidos, blusas e macacões de
viscose nas cores off white, spartacus, riviera, wonderland e lace, além de
estampas feeling e liberty.
Inspirada no frescor dos dias de
verão, a Koralmar desfilou looks da coleção “Sal e sol”. As peças
apresentadas no EMP 2019 apostaram no mix de estampas tropicais e geométricas,
com cores que vão do amarelo ao pêssego. Elas também são compostas com
acessórios em linho e palha trazendo um mood fresh e atemporal, ideal para
curtir os dias de sol.
A Charme trouxe para a
passarela looks inspirados no estado norte-americano do Arizona. Com estampas
que remetem a desertos cercados por cactos gigantes e a arquitetura do
velho-oeste, combinou tendências como o western boho com tecidos em linho. O
desfile contou com a participação da digital influencer Marina Ferrari, que
possui mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais.
No último desfile da noite, a Sport
Company lançou sua nova coleção. Com tema “Descubra a sua força”, foi
desenvolvida no intuito de estimular a busca pela superação e ir de encontro ao
grande potencial que existe dentro de cada um. Na passarela, calças e shorts de
compressão, peças com detalhes refletivos, camisas e camisetas com a tecnologia
DRY (que absorvem o suor na hora da prática de atividades físicas) e uma
novidade: produtos com as cores verde militar e o bordô. O desfile contou a
participação do ator global Kayky Brito, atual garoto-propaganda da marca.
Edição 2020 do
Estilo Moda Pernambuco está confirmada
Durante o encerramento, o síndico
do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho (Menininho) destacou o trabalho e
as parcerias essenciais para a realização da quarta edição EMP 2019 e seu sucesso.
“Quero agradecer a todas as
marcas que desfilaram e mostraram ao mundo essas obras de arte que são as
nossas confecções. Também agradeço a todos os patrocinadores do sistema ‘S’, a
prefeitura de Santa Cruz, as entidades e os demais parceiros acreditaram nesse
evento, expondo suas mercadorias e serviços. Quero agradecer também ao Governo
do Estado, através da AD Diper, e as pessoas que se envolveram nesse processo:
a produção, através da Amazing e da Combogó Comunicação, aos palestrantes que
nos despertam para o novo mundo com o tema ‘Moda 4.0’ e aos nossos
colaboradores do Moda Center que, de forma direta ou indireta, prestaram seus
serviços. Muito obrigado a toda essa equipe maravilhosa e a vocês, público que
aqui esteve, que fizeram esse evento tão brilhante. O evento é de vocês, de
Santa Cruz, de Pernambuco e do Brasil”, destacou.
Ao final, ele confirmou a edição
2020 do evento, que acontecerá, novamente, no final do mês de julho.
Encerrando a programação da
noite, aconteceu o show cultural com a banda caruaruense ‘Os outros caras’.
Liderados pelo vocalista Fábio Melo, trouxeram ao público um repertório com
vários sucessos do rock nacional e internacional.
Encerramento nesta
segunda (29)
Para esta segunda-feira (29), encerrando
do EMP 2019, serão realizados dois workshops na Arena do Conhecimento montada
ao lado do Centro de Eventos do Moda Center. Com temas “Soluções
tecnológicas para o comércio de moda: como tornar-se uma empresa omnichannel” e
“Inteligência comercial para negócios de moda”, serão ministrados,
respectivamente, pela docente no SENAI Pernambuco, Morgana Leopoldino,
e pelo consultor criativo e modelista pelo SENAI-PE, Cléber Lima.
O EMP 2019 é patrocinado pela AD
Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) / Secretaria de
Desenvolvimento Econômico / Governo de Pernambuco, Audaces, CEAPE-PE, Certec
Locações, Claro, Coleção Têxtil, Grupo DCDN, DSI/EPSON, Etical Etiquetas,
Febratex, Madelar, Matesb Malhas, Nanete Têxtil, Prefeitura de Santa Cruz do
Capibaribe, Treeking e Unipeças/Epson.
A quarta edição do evento conta,
ainda, com apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP),
CDL Santa Cruz, Hotel Moda Center, Rede.Com, Santa Cruz Charm Hotel, Senai,
Sebrae, Sign Digital e Transbraz.