Na segunda-feira (7), turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Ivone Gonçalves de Araújo, em Santa Cruz do Capibaribe, visitaram o Museu da Sulanca.
A visita teve como objetivo, por parte dos professores, apresentar os aspectos da geografia e história do município e sua relação com a economia têxtil, mais precisamente o papel histórico da Sulanca no desenvolvimento da região.
O conservador de bens culturais do Museu da Sulanca, Adelmo Teotônio, mostrou para 50 estudantes itens do acervo que incluem fotografias, trechos de documentários, máquinas de costura antigas, pinturas, livros, entre outros.
Logo após a visitação, a professora Mikaelle Ferreira destacou aquilo que foi proporcionado pelo Museu da Sulanca aos seus alunos.
“A visita proporcionou um valioso reencontro com os fragmentos da nossa história, permitindo que os alunos compreendessem como se deu o início da nossa economia e a importância do papel que nossa cidade desempenha como polo acolhedor e economicamente relevante. Essa vivência foi fundamental para que os alunos reconhecessem a riqueza das nossas origens, a diversidade da nossa população e os motivos que levaram a formação de uma cidade marcada pela presença de tantos imigrantes. Valorizar essa trajetória é essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento e respeito a nossa história”, concluiu.
O Museu da Sulanca funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h30 às 18h, com entrada totalmente gratuita. Instituições de ensino, empresas e grupos maiores podem agendar sua visitação pelo WhatsApp (81) 3759-1619.