sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Colaboradores do Moda Center vivenciam ações do Setembro Amarelo


Colaboradores do Moda Center vivenciaram a campanha “Setembro Amarelo”, focada na prevenção ao suicídio. A convite da gerência de Recursos Humanos, foram realizadas rodas de conversas sobre o tema, já que o suicídio é uma triste realidade que ainda atinge milhares de pessoas.

As rodas de conversa foram comandadas pela psicóloga Arêza Lopes, que explicou aos colaboradores os sinais de alerta que podem, caso não prevenidos a tempo, fazer com que a pessoa tenha intenções suicidas ou, em casos extremos, tirar a própria vida.

Arte: setembroamarelo.org

Além disso, a psicóloga pontuou estratégias em que pessoas com esses sinais podem utilizar para buscar ajuda, que vão desde a conversa franca com familiares ou fazer uso do Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando para o 188.

Durante os momentos, também foram realizadas dinâmicas e a prática de ginástica laboral, esta última com a educadora física Rafaela Cardoso. Também participaram da ação a enfermeira Caroline Aragão e o técnico em segurança no trabalho, Silvio Romero.










Triste realidade

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, somente no Brasil uma pessoa tira a própria vida a cada a cada 45 minutos e, ao mesmo tempo, acontecem 20 tentativas para cada morte registrada.

Ainda de acordo com o ministério, são oito os sinais de alerta mais comuns e que devem ser observados atentamente. Caso você esteja de forma frequente nesses sinais, busque por ajuda profissional. Se você conhece alguém, aconselhe a buscar por ajuda.