quinta-feira, 9 de abril de 2020

Fique atento!


Em tempos de COVID-19 e com tanta (des) informação circulando, montamos uma lista com dicas para você não consumir e enviar informações falsas, as famosas fake news, relacionadas à doença. 

1 - Cuidado com mensagens encaminhadas - Mensagens, fotos e vídeos encaminhados recebem um sinal com uma seta e o rótulo “encaminhada”. Se elas não foram escritas pelo seu contato, que é de sua confiança, desconfie. 

2 – Desconfie de mensagens alarmantes - Ao receber áudios, vídeos ou mensagens com informações sobre cura, receitas milagrosas, pensamentos radicais ou que possam parecer suspeitas, desconfie. Antes de encaminhar nos grupos do app, verifique a informação em jornais, sites confiáveis e perfis das autoridades sanitárias. Na dúvida, cheque datas, jogue no Google. Se outros meios de comunicação não deram a mesma informação, é certo que ela é falsa. 

3 – Não clique em links - Cuidado ao receber links, especialmente os que pedem dados pessoais ou confidenciais. Procure confirmar com o contato de onde veio o link. Na dúvida, não clique e delete. 

4 – Desconfie de erros de grafia e nomes - Erros de ortografia e nomes mirabolantes (especialmente ao se tratar de autoridades ou “doutores”) podem ser pistas para encontrar uma fake news. 

5 – Não tenha vergonha de explicar que é fake - Ao receber conteúdos falsos, não tenha vergonha de explicar à pessoa que os enviou porque a informação é falsa. Mostre a informação verdadeira e ensine como verificar o conteúdo.

#fakenews #novocoronavirus #covid19 #ficaemcasa #estamosjuntos