Neste mês,
comemora-se o ‘Outubro Rosa’, com foco na conscientização e prevenção sobre o
câncer de mama. De acordo com dados do Ministério da Saúde, esse é o segundo
tipo de câncer que ocorre com mais frequência entre as mulheres brasileiras,
onde em 2018, foram registrados mais de 59 mil casos em todo o país.
Atento à
importância desse período, o Moda Center Santa Cruz realizou, durante as
quartas-feiras do mês, ações voltadas para as suas colaboradoras. No posto
ambulatorial, foram ministradas pelas enfermeiras Caroline Aragão e Jessika
Cardoso (respectivamente), orientações sobre como se prevenir da doença e de
como realizar o autoexame das mamas, além da realização de exames clínicos,
fundamentais para detecção de casos suspeitos para posterior realização de
exames mais detalhados.
A
expectativa, de acordo com as enfermeiras, é que sejam atendidas até 47
colaboradoras, das quais, até o momento, 29 já passaram pelo posto
ambulatorial, sendo nove encaminhadas para realização de ultrassom e três para
exames de mamografia. Os exames estão sendo realizados em convênio com a
clínica ‘Humana Diagnósticos’, que proporciona um desconto exclusivo às
colaboradoras do parque.
“A campanha
é fundamental para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico
precoce, fazendo com que percebam que essa é a melhor forma de combate à
doença. Essas ações também servem para desmistificar preconceitos e esclarecer
sobre todas as questões relacionadas ao câncer de mama, tais como: prevenção,
diagnóstico, tratamento e recuperação”, pontuou Caroline.