quinta-feira, 29 de agosto de 2019



Em 29 de agosto, se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Sancionada em 11 de junho de 1986, a Lei 7.488 tem como objetivos o reforço as ações nacionais de sensibilização e mobilização frente aos danos políticos, econômicos, ambientais e médicos associados ao vício do cigarro.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 150 mil pessoas morrem anualmente no país em decorrência de doenças causadas, direta ou indiretamente, pelo tabagismo. Dentre essas doenças, estão: enfisema pulmonar; infarto; acidente vascular cerebral (AVC); doenças reumáticas; cânceres de boca, laringe e garganta; úlceras gástricas; alterações visuais; complicações e risco de aborto na gravidez.

O tabagismo é classificado como doença, cabendo ao fumante a decisão de parar ou não com o vício. Caso não consiga parar sozinho, pode buscar ajuda médica especializada, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS).    

No Moda Center Santa Cruz, é proibido o uso de cigarros, já que o maior centro atacadista de confecções do país se enquadra na Lei 12.546/2011, que proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes.