Estagiário em biblioteconomia, Adelmo Teotônio, foi um dos que ministraram valiosas informações aos alunos |
Na busca por mais conhecimento, alunos da Escola Municipal Professora Orlandina Arruda Aragão, de Santa Cruz do Capibaribe, realizaram, nesta quarta-feira (07), uma visita ao Museu da Sulanca, que funciona no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz.
De acordo com a coordenadora da instituição de ensino, Ivonete Pereira Carvalho, a visita teve como objetivo auxiliar na preparação desses quase 140 alunos, dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, para uma das etapas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, que terá a participação de escolas de todo o país.
“Estamos proporcionando mais embasamento com o tema dessa edição da olimpíada, que é “O lugar onde vivo”, para que eles possam produzir bons textos. Nada melhor do que visitar esse museu para que eles conheçam a nossa cultura, a nossa economia, nossa história e saber o contexto da realidade em que eles estão inseridos”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, dos textos produzidos, os melhores serão escolhidos e, após outra etapa se seleção, apenas um desses alunos será o representante da instituição na etapa estadual.
A visita foi orientada pelo recepcionista do museu, Gabriel Souza (foto acima), e pelo estagiário em biblioteconomia, Adelmo Teotônio. Eles abordaram a origem do termo ‘sulanca’, a evolução do maquinário usado na produção de confecções, a importância do Toyota alongado na economia local, as feiras livres de rua no município, a mudança desta para o que hoje se tornou o Moda Center Santa Cruz e algumas curiosidades.
O Museu da Sulanca funciona de segunda à quarta-feira, das 8h às 18h. As visitas de grandes turmas podem ser agendadas na recepção do centro administrativo do Moda Center ou pelo telefone (81) 3759-1000.