quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Alunos da Escola Orlandina visitam Museu da Sulanca, no Moda Center

Estagiário em biblioteconomia, Adelmo Teotônio, foi um dos que ministraram valiosas informações aos alunos
Na busca por mais conhecimento, alunos da Escola Municipal Professora Orlandina Arruda Aragão, de Santa Cruz do Capibaribe, realizaram, nesta quarta-feira (07), uma visita ao Museu da Sulanca, que funciona no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz.

De acordo com a coordenadora da instituição de ensino, Ivonete Pereira Carvalho, a visita teve como objetivo auxiliar na preparação desses quase 140 alunos, dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, para uma das etapas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, que terá a participação de escolas de todo o país.


“Estamos proporcionando mais embasamento com o tema dessa edição da olimpíada, que é “O lugar onde vivo”, para que eles possam produzir bons textos. Nada melhor do que visitar esse museu para que eles conheçam a nossa cultura, a nossa economia, nossa história e saber o contexto da realidade em que eles estão inseridos”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, dos textos produzidos, os melhores serão escolhidos e, após outra etapa se seleção, apenas um desses alunos será o representante da instituição na etapa estadual.


A visita foi orientada pelo recepcionista do museu, Gabriel Souza (foto acima), e pelo estagiário em biblioteconomia, Adelmo Teotônio. Eles abordaram a origem do termo ‘sulanca’, a evolução do maquinário usado na produção de confecções, a importância do Toyota alongado na economia local, as feiras livres de rua no município, a mudança desta para o que hoje se tornou o Moda Center Santa Cruz e algumas curiosidades.





O Museu da Sulanca funciona de segunda à quarta-feira, das 8h às 18h. As visitas de grandes turmas podem ser agendadas na recepção do centro administrativo do Moda Center ou pelo telefone (81) 3759-1000.