domingo, 28 de julho de 2019

Palestra sobre o futuro do comércio de moda e mais 11 desfiles marcam terceiro dia do EMP 2019

Desfile conceitual 'Neogênese' foi um dos que aconteceram no terceiro dia de evento

A programação do Estilo Moda Pernambuco 2019 (EMP 2019) foi definida com base no tripé criação, indústria e comercialização. Os dois primeiros dias do evento abordaram questões referentes ao futuro da criação e da indústria. Ontem (27), no terceiro dia do EMP 2019, “O futuro do comércio de moda” foi o tema da conversa com o youtuber e especialista em vendas no atacado, Felipe Leão.

Comerciante desde 2012, Leão montou lojas no varejo e no atacado, físicas e virtuais e, em 2015, começou o canal “Viver de Loja”, no YouTube, onde ensina às pessoas como iniciar no comércio e como alavancar as suas vendas usando os meios digitais. Hoje, o canal tem mais de 320 mil inscritos e 2 milhões de visualizações por mês. Sua empresa presta consultoria de marketing digital para mais 60 marcas de moda de Goiânia (GO), São Paulo e Caruaru (PE). Durante a palestra, Leão falou sobre a transformação do comportamento de quem compra no atacado e deu dicas de como é possível se adaptar para manter e ampliar os clientes diante dessa nova realidade.

"A grande mudança que está ocorrendo não é fruto apenas da instabilidade econômica, mas resultado das mudanças promovidas pela inserção do smartphone no nosso dia a dia. Quem não estiver se mostrando para o maior número de pessoas tende a ficar vulnerável em comparação aos outros empreendedores que estão”, comentou. 

Para as marcas que produzem e vendem em atacado – foco do negócio da maioria dos confeccionistas que comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz - ele comentou alguns princípios que indicam o caminho para readequação à nova realidade. 

Entre os principais estão gerar valor antes de vender, ter sua própria área de vídeos (gerar conteúdo próprio), trabalhar com o modelo de funil de vendas, direcionar ações de vendas via smartphone (uso do WhatsApp), contar história das pessoas envolvidas com a produção para gerar conexão com os clientes e adotar estratégias que garantam que o negócio é confiável para o público-alvo, já que ainda existem muitos golpes aplicados por falsários via internet.

Após a palestra, foi a vez de conferir mais novidades das marcas que comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz. O terceiro dia foi de muita fofura e diversidade na passarela, com marcas infantis e que trabalham com tamanhos plus size mostrando o que prepararam para o Verão 2020. 

Depois do sucesso dos dois desfiles realizados no EMP 2018, a Iska Viva se preparou para causar ainda mais no EMP 2019 e resolveu apresentar também a versão infantil das peças, que seguem a tendência de toda a família usar a mesma estampa nas peças de moda praia. A Coleção Verão 2020 Kids seguiu o mesmo padrão da coleção adulta, tendo como tema a diversidade das florestas e de ela se reflete no mundo, nas pessoas, nas paisagens, algo que a criançada deve aprender desde cedo e que também se refletiu na passarela. As peças da Iska Viva Kids apresentaram diversos tons de verde e estampas exclusivas de folhagens em tecidos tecnológicos, com aloe vera e proteção solar (UV).


O segundo desfile da noite foi da Zuzinha Kids. A marca, focada em moda masculina infantil, refletiu sobre a infância que poucas crianças têm acesso hoje: infância de pé no chão, contato com a natureza, brincadeiras antigas e liberdade. O elemento usado para expressar essa volta à liberdade foi a pipa. A marca trabalhou com uma ampla gama de cores e estampas bem atuais, com peças produzidas em malha de algodão, malha mescla, piquet, moletom, jeans, tactel, brim e tecido UV.


A magia do mar, suas cores, sua fauna e flora, através de uma interpretação lúdica dos personagens que ali "habitam" - peixes, polvos e sereias - foram as inspirações da coleção “Belezas do mar” que a Mavem, especialista em moda feminina infantil, apresentou no EMP 2019. As peças foram apresentadas num cenário que simulava o fundo do mar. Confeccionadas em crepe, cetim fosco, tule, renda e malha de algodão que aparecem em tons de verde água, azul claro, salmão, coral, rosa pink, azul marinho, branco e rosa bebê, principalmente os vestidos trouxeram lindas estampas digitais realistas de conchas, corais, sereias, pérolas, bolhas, escamas e estrelas.


A Marands Kids apresentou a coleção Navy Fisherboy. Toda inspirada no conceito despojado e elegante do Maritime Style e nas belíssimas e inconfundíveis praias do Nordeste brasileiro. Narrando a trajetória do “FisherBoy (Pescador)”, a coleção apresenta uma cartela de cores de tons  de azul mais claros até os mais escuros, seguindo a policromia do mar: de início, o branco da crista da onda, passando pelo intermeio tom turquesa das águas rasas e finalizando no azul marinho do alto mar. As peças em viscose, tricoline, meia-malha, brim, moletom e malha canelada também apresentaram estampas monocromáticas, tom sobre tom e assimétricas, entre outras. A marca contou com a participação do ator mirim Diogo Caruso, que deu vida ao personagem Jerônimo Guerreiro na novela “Verão 90”.


Com o tema “Diversão ao sol”, a coleção da AB&C para o Verão 2020 foi um convite para experimentar as emoções e sensações de brincar ao sol, seja na praia, no campo ou na cidade. Um desejo por resgatar e vivenciar as memórias trazidas pelos avós e pais para as crianças do agora, sorrir, conhecer e redescobrir formas saudosas de diversão. A coleção trouxe um mix completo de itens, de roupas casuais até a moda festa, do bebê ao infantil, com soluções criativas para os gêneros masculino e feminino. As roupas infantis foram confeccionadas em neoprene, malha de algodão, crepe, tule, tactel com elastano, brim e denim. As cores escolhidas para predominar nas peças foram o branco, amarelo sol, rosa pink, tons de rosé e pérola, tons de azul, do céu ao marinho, e preto, além de estampas Tucanos, folhagens tropicais, bailarinas, mascotes e monstrinhos amigáveis.


A Siri Limão participou pela primeira vez do EMP trazendo a Coleção “Destinos de verão” de moda praia infantil. A inspiração foram as boas energias e descobertas de uma animada viagem de verão, o universo conectado e tecnológico do agora interligando destinos solares em uma viagem digital. As peças da marca contam com estamparia digital com desenvolvimento exclusivo e repleta de motivos relacionados ao tema da coleção, como escamas, barcos, flores, gelatos, listras, conchas e paisagens. Entre as cores que predominaram na paleta escolhida estão o rosa, lilás, amarelo, azul, laranja, branco, amarelo e verde água. Entre os tecidos e materiais escolhidos para deixar as energias boas fluírem estão a poliamida lisa, com proteção UV, estampada e com efeito molhado; além de tactel e algodão.


A Peixote Kids foi a última marca voltada para o público infantil a se apresentar no terceiro dia do EMP 2019. Trouxe para a passarela sua coleção primavera-verão com estampas exclusivas, onde na sua grande maioria, encontram-se peças disponíveis em composê que fazem as crianças se apaixonarem por cada detalhe. O que não poderia ficar de fora era a garantia da proteção solar que está presente em todas as peças da coleção. A Peixote Kids também mostrou opção para os pais que amam usar looks iguais aos dos filhos, além de surpreender com opções de roupas de banho que simulam caldas de sereia. O desfile contou com a participação da youtuber Júlia Franco.


Focada na produção de moda jovem e plus size, a Abiga participou pela primeira vez do EMP com uma coleção especial. Intitulada Jardim Secreto, apostou na inovação e no design diferenciado para oferecer às mulheres opções versáteis no seu guarda-roupas. A coleção apresenta vestidos, blusas, calças, cropped e conjuntos em crepe, neoprene e cores pastéis e estampas florais digitais sóbrias e elegantes.


A Rastro Ativo participou pela terceira vez do EMP 2019 com a coleção “Minimalismo em movimento”. As peças de moda casual e esportiva masculina trazem um apelo decididamente moderno e foram inspiradas no tênis, modalidade esportiva em que o Brasil já teve destaque internacional com desportistas como Gustavo Kuerten. Nesse desfile a Rastro Ativo trouxe inovação com estilo, ousadia, conforto e liberdade de movimento. Apostou nas cores branca, preto e verde, apresentando peças monocromáticas, estampas minimalistas e recortes. Os destaques foram as camisas polo, com tecido misto com elastano que permitem um melhor movimento e conforto.


A Areia Molhada é uma marca que produz moda praia para mulheres de todos os tipos. O público que compareceu ao EMP 2019 pode conferir lindos looks para mulheres plus e slim, trazendo para a passarela o Agreste brasileiro por meio da coleção “Flor de mandacaru”. A inspiração foi no cacto, o Mandacaru, encontrado no Agreste e no Sertão do Brasil, mostrando que a moda praia também pode buscar referências no clima seco e árido. As peças para mulheres plus size trouxeram modelos que mostram que elas podem e devem ser ousadas, usando uma roupa de banho estilosa. O tecido utilizado foi o suplex summer com estampas exclusivas e aplicações de argola, ilhós e pingentes.


O Moda Center Santa Cruz resolveu usar o tema da quarta edição do evento (Moda 4.0) para inovar e apresentar, pela primeira vez, a sua própria coleção conceitual. Concebida em parceria com o designer e consultor de moda do Senai-PE Cleber Lima, a coleção Neogênese, surpreendeu ao celebrar a personalidade humana sob a ótica do essencialismo. Os detalhes você pode conferir na matéria específica sobre o desfile.

Uma das atrações que fez mais sucesso no EMP 2018 voltou ao evento. Renato Marinho, de Patos (PB), esteve palco da Arena de Entretenimento a pedido do público para apresentar seu show com repertório de clássicos nacionais de pop rock.

CHEGANDO AO FIM - Hoje, o EMP 2019 encerra seu ciclo de palestras com a participação de Marcos Piangers. Ele vai falar sobre “Inovação e criatividade: uma espiada no futuro”, abordando questões sobre tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que precisamos para acompanhar os novos tempos. Autor do best seller ‘O Papai é Pop’, com mais de 300 mil livros vendidos e lançados em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA, Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e uma das maiores referências sobre paternidade do país.

Depois de refletir sobre inovação e criatividade, o público poderá conferir os últimos desfiles do EMP 2019. Black Jack, Charme, Coleção Têxtil, Flec, Garota Show, Joelik, Koral Mar, Magda, Nega Maluca, Sereia do Mar e Sport Company apresentam suas novidades para o verão 2020, encerrando a realização de 43 desfiles comerciais e conceituais, que contaram com a participação de mais de 70 marcas que representam a variedade e qualidade do mix de produtos oferecidos pelo Moda Center Santa Cruz nos segmentos de moda feminina, masculina, infantil, íntima, plus size, esportiva, praia e sleep wear encontrados no Moda Center Santa Cruz.

Este domingo também será o último dia para conferir os 14 estandes de fornecedores e de prestadores de serviço para o segmento de moda na Arena de Negócios. O SENAI PE montou em 50m² experiências que retratam a revolução da indústria. Os outros expositores são: Audaces, especialista em inovação tecnológica para a indústria da moda; Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (CDL|Ascap); CEAPE, especialista em microcrédito orientado; Claro, telefonia; Coleção Têxtil, uma das principais fabricantes de tecidos do país; DCDN Engenharia, soluções em geração de energia para empresas; Epson|DSI; Epson|Unipeças; Febratex Group, promotor de feiras e eventos nos segmentos de máquinas e insumos para o setor de confecções; INSOLE, empresa nacional de energia solar; Matesb Malhas; Nanete Têxtil, indústria e comércio de malhas; Vende Moda, market place e aplicativo para venda de moda em atacado.

O EMP 2019 termina amanhã (29/7) com os dois últimos workshops oferecidos este ano: Soluções tecnológicas para o comércio de moda: como tornar-se uma empresa omnichannel e Inteligência comercial para negócios de moda. Ao todo, foram oferecidas oito oportunidades do público local se capacitar gratuitamente em outros temas. Os temas dos seis primeiros workshops foram: Branding – Usando a ferramenta BrandKey no planejamento da gestão das marcas; Descomplicando o Marketing  – Como se destacar nas redes sociais; Inove e impressione; O Novo Profissional de Moda – A disrupção das relações profissionais com a nova indústria 4.0; Produção de moda; Comportamento de consumo no agora: análise de oportunidades para a construção de produtos inspiradores.

A quarta edição do evento é patrocinada pela AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Governo de Pernambuco, Audaces, CEAPE-PE, Certec Locações, Claro, Coleção Têxtil, Grupo DCDN, DSI/EPSON, Etical Etiquetas, Febratex, Madelar, Matesb Malhas, Nanete Têxtil, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Treeking e Unipeças/Epson. Conta, ainda, com apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), CDL Santa Cruz, Hotel Moda Center, Rede.Com, Santa Cruz Charm Hotel, Senai, Sebrae, Sign Digital e Transbraz.