Desfile conceitual 'Neogênese' foi um dos que aconteceram no terceiro dia de evento |
A programação do Estilo Moda Pernambuco 2019 (EMP 2019) foi definida com base no tripé criação, indústria e comercialização. Os dois primeiros dias do evento abordaram questões referentes ao futuro da criação e da indústria. Ontem (27), no terceiro dia do EMP 2019, “O futuro do comércio de moda” foi o tema da conversa com o youtuber e especialista em vendas no atacado, Felipe Leão.
Comerciante desde 2012, Leão montou lojas no varejo e no atacado, físicas e virtuais e, em 2015, começou o canal “Viver de Loja”, no YouTube, onde ensina às pessoas como iniciar no comércio e como alavancar as suas vendas usando os meios digitais. Hoje, o canal tem mais de 320 mil inscritos e 2 milhões de visualizações por mês. Sua empresa presta consultoria de marketing digital para mais 60 marcas de moda de Goiânia (GO), São Paulo e Caruaru (PE). Durante a palestra, Leão falou sobre a transformação do comportamento de quem compra no atacado e deu dicas de como é possível se adaptar para manter e ampliar os clientes diante dessa nova realidade.
"A grande mudança que está ocorrendo não é fruto apenas da instabilidade econômica, mas resultado das mudanças promovidas pela inserção do smartphone no nosso dia a dia. Quem não estiver se mostrando para o maior número de pessoas tende a ficar vulnerável em comparação aos outros empreendedores que estão”, comentou.
Para as marcas que produzem e vendem em atacado – foco do negócio da maioria dos confeccionistas que comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz - ele comentou alguns princípios que indicam o caminho para readequação à nova realidade.
Entre os principais estão gerar valor antes de vender, ter sua própria área de vídeos (gerar conteúdo próprio), trabalhar com o modelo de funil de vendas, direcionar ações de vendas via smartphone (uso do WhatsApp), contar história das pessoas envolvidas com a produção para gerar conexão com os clientes e adotar estratégias que garantam que o negócio é confiável para o público-alvo, já que ainda existem muitos golpes aplicados por falsários via internet.
Comerciante desde 2012, Leão montou lojas no varejo e no atacado, físicas e virtuais e, em 2015, começou o canal “Viver de Loja”, no YouTube, onde ensina às pessoas como iniciar no comércio e como alavancar as suas vendas usando os meios digitais. Hoje, o canal tem mais de 320 mil inscritos e 2 milhões de visualizações por mês. Sua empresa presta consultoria de marketing digital para mais 60 marcas de moda de Goiânia (GO), São Paulo e Caruaru (PE). Durante a palestra, Leão falou sobre a transformação do comportamento de quem compra no atacado e deu dicas de como é possível se adaptar para manter e ampliar os clientes diante dessa nova realidade.
"A grande mudança que está ocorrendo não é fruto apenas da instabilidade econômica, mas resultado das mudanças promovidas pela inserção do smartphone no nosso dia a dia. Quem não estiver se mostrando para o maior número de pessoas tende a ficar vulnerável em comparação aos outros empreendedores que estão”, comentou.
Para as marcas que produzem e vendem em atacado – foco do negócio da maioria dos confeccionistas que comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz - ele comentou alguns princípios que indicam o caminho para readequação à nova realidade.
Entre os principais estão gerar valor antes de vender, ter sua própria área de vídeos (gerar conteúdo próprio), trabalhar com o modelo de funil de vendas, direcionar ações de vendas via smartphone (uso do WhatsApp), contar história das pessoas envolvidas com a produção para gerar conexão com os clientes e adotar estratégias que garantam que o negócio é confiável para o público-alvo, já que ainda existem muitos golpes aplicados por falsários via internet.
Após a palestra, foi a vez de conferir mais novidades das marcas que comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz. O terceiro dia foi de muita fofura e diversidade na passarela, com marcas infantis e que trabalham com tamanhos plus size mostrando o que prepararam para o Verão 2020.
Depois do sucesso dos dois desfiles realizados no EMP 2018, a Iska
Viva se preparou para causar ainda mais no EMP 2019 e resolveu apresentar
também a versão infantil das peças, que seguem a tendência de toda a família
usar a mesma estampa nas peças de moda praia. A Coleção Verão 2020 Kids seguiu
o mesmo padrão da coleção adulta, tendo como tema a diversidade das florestas e
de ela se reflete no mundo, nas pessoas, nas paisagens, algo que a criançada
deve aprender desde cedo e que também se refletiu na passarela. As peças da
Iska Viva Kids apresentaram diversos tons de verde e estampas exclusivas de
folhagens em tecidos tecnológicos, com aloe vera e proteção solar (UV).
O segundo desfile da
noite foi da Zuzinha Kids. A marca, focada em moda masculina infantil,
refletiu sobre a infância que poucas crianças têm acesso hoje: infância de pé
no chão, contato com a natureza, brincadeiras antigas e liberdade. O elemento
usado para expressar essa volta à liberdade foi a pipa. A marca trabalhou com
uma ampla gama de cores e estampas bem atuais, com peças produzidas em malha de
algodão, malha mescla, piquet, moletom, jeans, tactel, brim e tecido UV.
A magia do mar, suas
cores, sua fauna e flora, através de uma interpretação lúdica dos personagens
que ali "habitam" - peixes, polvos e sereias - foram as inspirações
da coleção “Belezas do mar” que a Mavem, especialista em moda feminina
infantil, apresentou no EMP 2019. As peças foram apresentadas num cenário que
simulava o fundo do mar. Confeccionadas em crepe, cetim fosco, tule, renda e
malha de algodão que aparecem em tons de verde água, azul claro, salmão, coral,
rosa pink, azul marinho, branco e
rosa bebê, principalmente os vestidos trouxeram lindas estampas digitais realistas
de conchas, corais, sereias, pérolas, bolhas, escamas e estrelas.
A Marands Kids apresentou a coleção Navy Fisherboy. Toda
inspirada no conceito despojado e elegante do Maritime Style e nas belíssimas e
inconfundíveis praias do Nordeste brasileiro. Narrando a trajetória do
“FisherBoy (Pescador)”, a coleção apresenta uma cartela de cores de tons de azul mais claros até os mais escuros,
seguindo a policromia do mar: de início, o branco da crista da onda, passando
pelo intermeio tom turquesa das águas rasas e finalizando no azul marinho do
alto mar. As peças em viscose, tricoline, meia-malha, brim, moletom e malha
canelada também apresentaram estampas monocromáticas, tom sobre tom e assimétricas,
entre outras. A marca contou com a participação do ator mirim Diogo Caruso, que
deu vida ao personagem Jerônimo Guerreiro na novela “Verão 90”.
Com o tema “Diversão
ao sol”, a coleção da AB&C para o Verão 2020 foi um convite para
experimentar as emoções e sensações de brincar ao sol, seja na praia, no campo
ou na cidade. Um desejo por resgatar e vivenciar as memórias trazidas pelos
avós e pais para as crianças do agora, sorrir, conhecer e redescobrir formas
saudosas de diversão. A coleção trouxe um mix completo de itens, de roupas
casuais até a moda festa, do bebê ao infantil, com soluções criativas para os
gêneros masculino e feminino. As roupas infantis foram confeccionadas em neoprene,
malha de algodão, crepe, tule, tactel com elastano, brim e denim. As cores
escolhidas para predominar nas peças foram o branco, amarelo sol, rosa pink,
tons de rosé e pérola, tons de azul, do céu ao marinho, e preto, além de
estampas Tucanos, folhagens tropicais, bailarinas, mascotes e monstrinhos
amigáveis.
A Siri Limão participou
pela primeira vez do EMP trazendo a Coleção “Destinos de verão” de moda praia
infantil. A inspiração foram as boas energias e descobertas de uma animada
viagem de verão, o universo conectado e tecnológico do agora interligando
destinos solares em uma viagem digital. As peças da marca contam com estamparia
digital com desenvolvimento exclusivo e repleta de motivos relacionados ao tema
da coleção, como escamas, barcos, flores, gelatos, listras, conchas e
paisagens. Entre as cores que predominaram na paleta escolhida estão o rosa,
lilás, amarelo, azul, laranja, branco, amarelo e verde água. Entre os tecidos e
materiais escolhidos para deixar as energias boas fluírem estão a poliamida
lisa, com proteção UV, estampada e com efeito molhado; além de tactel e
algodão.
A Peixote Kids foi a última marca voltada para o
público infantil a se apresentar no terceiro dia do EMP 2019. Trouxe para a
passarela sua coleção primavera-verão com estampas exclusivas, onde na sua
grande maioria, encontram-se peças disponíveis em composê que fazem as crianças
se apaixonarem por cada detalhe. O que não poderia ficar de fora era a garantia
da proteção solar que está presente em todas as peças da coleção. A Peixote
Kids também mostrou opção para os pais que amam usar looks iguais aos dos
filhos, além de surpreender com opções de roupas de banho que simulam caldas de
sereia. O desfile contou com a participação da youtuber Júlia Franco.
Focada na produção de moda jovem e plus size, a Abiga participou pela primeira vez do EMP com uma coleção especial. Intitulada Jardim Secreto, apostou na inovação e no design diferenciado para oferecer às mulheres opções versáteis no seu guarda-roupas. A coleção apresenta vestidos, blusas, calças, cropped e conjuntos em crepe, neoprene e cores pastéis e estampas florais digitais sóbrias e elegantes.
A Rastro Ativo participou pela terceira vez do
EMP 2019 com a coleção “Minimalismo em movimento”. As peças de moda casual e
esportiva masculina trazem um apelo decididamente moderno e foram inspiradas no
tênis, modalidade esportiva em que o Brasil já teve destaque internacional com
desportistas como Gustavo Kuerten. Nesse desfile a Rastro Ativo trouxe inovação
com estilo, ousadia, conforto e liberdade de movimento. Apostou nas cores
branca, preto e verde, apresentando peças monocromáticas, estampas minimalistas
e recortes. Os destaques foram as camisas polo, com tecido misto com elastano que
permitem um melhor movimento e conforto.
A
Areia Molhada é uma marca que produz moda praia para mulheres de todos
os tipos. O público que compareceu ao EMP 2019 pode conferir lindos looks para
mulheres plus e slim, trazendo para a passarela o Agreste brasileiro por meio
da coleção “Flor de mandacaru”. A inspiração foi no cacto, o Mandacaru,
encontrado no Agreste e no Sertão do Brasil, mostrando que a moda praia também
pode buscar referências no clima seco e árido. As peças para mulheres plus size
trouxeram modelos que mostram que elas podem e devem ser ousadas, usando uma roupa
de banho estilosa. O tecido utilizado foi o suplex summer com estampas
exclusivas e aplicações de argola, ilhós e pingentes.
O Moda Center Santa Cruz resolveu usar o tema da
quarta edição do evento (Moda 4.0) para inovar e apresentar, pela primeira vez,
a sua própria coleção conceitual. Concebida em parceria com o designer e
consultor de moda do Senai-PE Cleber Lima, a coleção Neogênese, surpreendeu ao
celebrar a personalidade humana sob a ótica do essencialismo. Os detalhes você
pode conferir na matéria específica sobre o desfile.
Uma das atrações
que fez mais sucesso no EMP 2018 voltou ao evento. Renato Marinho, de Patos
(PB), esteve palco da Arena de Entretenimento a pedido do público para
apresentar seu show com repertório de clássicos nacionais de pop rock.
CHEGANDO
AO FIM - Hoje, o EMP 2019 encerra seu ciclo de
palestras com a participação de Marcos Piangers. Ele vai falar sobre “Inovação
e criatividade: uma espiada no futuro”, abordando questões sobre
tecnologia, oportunidades digitais, como a inovação acontece e o que
precisamos para acompanhar os novos tempos. Autor do best seller ‘O Papai é
Pop’, com mais de 300 mil livros vendidos e lançados em Portugal, Espanha,
Inglaterra e EUA, Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade,
inovação e uma das maiores referências sobre paternidade do país.
Depois de refletir sobre inovação e
criatividade, o público poderá conferir os últimos desfiles do EMP 2019. Black
Jack, Charme, Coleção Têxtil, Flec, Garota Show, Joelik, Koral Mar, Magda, Nega
Maluca, Sereia do Mar e Sport Company apresentam suas novidades para o verão
2020, encerrando a realização de 43 desfiles comerciais e conceituais,
que contaram com a participação de mais de 70 marcas que representam a
variedade e qualidade do mix de produtos oferecidos pelo Moda Center Santa Cruz
nos segmentos de moda feminina, masculina, infantil, íntima, plus size,
esportiva, praia e sleep wear encontrados no Moda Center Santa Cruz.
Este domingo também
será o último dia para conferir os 14 estandes de fornecedores e de prestadores
de serviço para o segmento de moda na Arena de Negócios. O SENAI PE
montou em 50m² experiências que retratam a revolução da indústria. Os outros
expositores são: Audaces, especialista em inovação tecnológica para a indústria
da moda; Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Empresarial de Santa Cruz
do Capibaribe (CDL|Ascap); CEAPE, especialista em microcrédito orientado;
Claro, telefonia; Coleção Têxtil, uma das principais fabricantes de tecidos do
país; DCDN Engenharia, soluções em geração de energia para empresas; Epson|DSI;
Epson|Unipeças; Febratex Group, promotor de feiras e eventos nos segmentos de
máquinas e insumos para o setor de confecções; INSOLE, empresa nacional de
energia solar; Matesb Malhas; Nanete Têxtil, indústria e comércio de malhas;
Vende Moda, market place e aplicativo para venda de moda em atacado.
O
EMP 2019 termina amanhã (29/7) com os dois últimos workshops oferecidos este
ano: Soluções tecnológicas para o comércio de moda: como tornar-se uma empresa
omnichannel e Inteligência comercial para negócios de moda. Ao todo, foram
oferecidas oito oportunidades do público local se capacitar gratuitamente em
outros temas. Os temas dos seis primeiros workshops foram: Branding – Usando a
ferramenta BrandKey no planejamento da gestão das marcas; Descomplicando o
Marketing – Como se destacar nas redes
sociais; Inove e impressione; O Novo Profissional de Moda – A disrupção das
relações profissionais com a nova indústria 4.0; Produção de moda;
Comportamento de consumo no agora: análise de oportunidades para a construção
de produtos inspiradores.
A quarta edição
do evento é patrocinada pela AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de
Pernambuco) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Governo de Pernambuco,
Audaces, CEAPE-PE, Certec Locações, Claro, Coleção Têxtil, Grupo DCDN,
DSI/EPSON, Etical Etiquetas, Febratex, Madelar, Matesb
Malhas, Nanete Têxtil, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Treeking e
Unipeças/Epson. Conta, ainda, com apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz
do Capibaribe (ASCAP), CDL Santa Cruz, Hotel Moda Center, Rede.Com, Santa Cruz
Charm Hotel, Senai, Sebrae, Sign Digital e Transbraz.