Síndico do Moda Center dá boa vinda aos convidados |
A quarta edição do Estilo Moda
Pernambuco (EMP) 2019, que vai acontecer de 25 a 29 de julho, terá como tema
Moda 4.0 com a ideia de apresentar, além dos desfiles de marcas do polo de
confecções, uma programação que vai enfatizar as novas formas de pensar, produzir
e consumir moda a partir da utilização da tecnologia. O lançamento do evento
foi realizado hoje nesta quarta-feira (29), no Recife, no Marco Pernambucano da
Moda, com a presença de parceiros, da imprensa e de influenciadores digitais.
Entre as participações
confirmadas estão a da blogueira Camila Coutinho e do pesquisador Flávio da
Silveira Bruno. “A expectativa é que o EMP 2019 atraia cerca de 50 mil pessoas,
entre profissionais da área de moda e confecções, empresários, autoridades e
clientes do maior centro atacadista de confecções do país, contando com quem
for participar da feira que ocorre no mesmo período”, explicou José Gomes
Filho, síndico do Moda Center Santa Cruz, promotor do EMP.
A programação do EMP 2019 vem
sendo definida com base no tripé criação, indústria e comercialização. O
objetivo é levar para o público informações sobre a utilização da tecnologia,
além de refletir sobre o futuro da indústria confeccionista, base econômica da
região. Desde sua primeira edição, o evento promove a moda produzida no polo de
confecções de Pernambuco e dissemina conhecimentos por meio de palestras e
oficinas. Por isso, estão previstos a realização de três momentos de
capacitação. O primeiro será o Qualipolo, programa especial de qualificação
profissional focado no mercado da moda, realizado pelo SENAI-PE e CDL Santa
Cruz do Capibaribe. Este ano, as palestras e discussões acontecem no pré-EMP,
nos dias 23 e 24 de julho, com foco na Indústria 4.0.
Outros dois momentos de
capacitação para o público serão realizados na Arena do Conhecimento. O espaço
será montado do lado de fora do Centro de Eventos do Moda Center especialmente
para o EMP 2019 e separado da área dos desfiles. Workshops sobre temáticas
relacionadas ao dia a dia do mundo da moda acontecerão de 26 a 29 de julho, das
14h às 17h. A programação está sendo definida e será divulgada em breve com o
prazo e local de inscrição. As vagas serão limitadas. Já na parte da noite, às
19h, antes dos desfiles, o público poderá participar de debates, palestras e de
um talk show.
Entre os nomes confirmados
estão o da designer de moda, digital influencer e blogueira brasileira de moda
com maior destaque internacional, Camila Coutinho, que vai participar do talk
show de abertura do EMP, na quinta-feira (25), com o tema “Moda para o agora:
canalizando desejos do consumidor e construindo valor para os negócios de moda
em tempos digitais”. Outro nome de peso é Flávio da Silveira Bruno, professor e
pesquisador da área de engenharia e autor do livro “A quarta revolução
industrial do setor têxtil e de confecção: visão de futuro para 2030”. Ele
participa do debate “O futuro da (indústria da) moda a um clique de distância”
na sexta-feira (26). “O futuro do comércio de moda” e “Habilidades do futuro”
serão os assuntos abordados em um debate e uma palestra, fechando a programação
de conteúdo do EMP 2019.
Influenciadores que acompanharam o evento |
PASSARELA - As novidades das
marcas do polo de confecções poderão ser conferidas nos desfiles programados
para o EMP 2019. A previsão é que mais de 60 marcas participem do evento este
ano. Já está confirmada a participação da AB&C, Abiga, Acqualara, Areia
Molhada, Black Jack, Brytch, Camboriú, Cavalheiro, Charme, Coleção Têxtil,
Coletivo Criativo, Flec, Garota Show, Iska Viva, Iska Viva Kids, Joelik,
Joggofi, John Cunningham, Josh, Koral Mar, Laluka Store, Magda Moda Íntima,
Makital, Marands, Marands Kids, Maryb, Mavem, Michelle Lingerie, Nanete Têxtil,
Nega Maluca, Onda Blue, Patota D’água, Peixote, Pele Bronzeada, Pietà, Rastro
Ativo, Rota do Mar, Scaven, Sereia do Mar, Siri Limão, Spertos, Sport Company,
Yanomami e Zuzinha Kids.
CONCEITO 4.0 - Um atrativo que
promete bastante visitação no evento será a exposição da Planta de Confecção
4.0, do SENAI CETIQT, que vem do Rio de Janeiro especialmente para o evento. O
público da região vai conhecer de perto equipamentos e processos que estão
apoiando as indústrias no processo de modernização rumo à nova revolução
industrial. O SENAI-PE também prepara alguns outros itens que envolvem
tecnologia aplicada à confecção que serão apresentados durante o evento.
Para amarrar o conceito 4.0 e
mostrar como aplicá-lo na prática, o designer de moda, técnico em confecções do
vestuário e consultor em gestão do design e inovação do SENAI-PE, Cleber Lima,
em parceria com o Moda Center Santa Cruz, levará para a passarela do EMP 2019
um desfile conceitual. A coleção Neogênese busca propor um processo de
transição sobre as novas competências do design alinhadas à construção da
confecção 4.0. Composta por três cápsulas de design, a coleção aborda,
modifica, combina, rearranja, adapta e inverte elementos funcionais do guarda
roupa e propõe uma evolução de suas características, para que estes transitem
por diferentes situações de uso.
INFRA - A infraestrutura do
evento também estará totalmente conectada com o tema Moda 4.0. Uma das
novidades este ano é que, atendendo uma demanda do público das primeiras
edições, os desfiles e palestras acontecem em espaço separados.
A Arena do Conhecimento será
montada no estacionamento do Moda Center, em ambiente integrado ao espaço do
EMP. Já a Arena de Negócios ganhou mais espaço este ano e contará com estandes
de fornecedores e de prestadores de serviço para o segmento. É neste espaço que
o SENAI PE montará em 50m² experiências que retratam a revolução da indústria.
A Arena da Moda, dentro do
Centro de Eventos do Moda Center, será preparada para acomodar ao menos 700
pessoas por noite para os desfiles, que também serão transmitidos pela
internet.
Já a Arena de Entretenimento
receberá um palco e quiosques de alimentação. A programação de entretenimento
do EMP 2019 já está definida. Para a abertura na quinta (25), a banda Howay, do
Recife. Na sexta (26), Fábio Xavier e a banda Pavio de Candeeiro, de Santa Cruz
do Capibaribe. Já no sábado (27) teremos Renato Marinho, que vem de Patos, na
Paraíba. E para encerrar, no domingo (28), a banda Os Outros Caras, de Caruaru.
Evento aconteceu no Marco Pernambucano da Moda, no Bairro do Recife |
COMO PARTICIPAR - O público
participante terá acesso gratuito ao EMP 2019. As empresas da cadeia produtiva
do setor de confecções e as que prestam serviços para essas empresas ainda
podem participar patrocinando, apoiando o evento ou desfilando. Entretanto, não
há mais vagas para desfiles. Os interessados em reservar espaço para a sua
marca associando-a ao EMP e ao prestígio conquistado pelo Moda Center Santa
Cruz ainda podem fazê-lo pelos telefones (81) 3759-1004 ou 99652-0590 (Neilton
Gomes).
CASA DA MODA - As marcas que
participarem do EMP 2019 também estarão envolvidas no segundo ano da ação “Casa
da Moda”, realizada em parceria com o Santa Cruz Charm Hotel. Influenciadores
digitais são convidados para participar do evento e de uma programação diurna
que inclui visitas às lojas, fábricas e ações de relacionamento e de divulgação
das marcas e produtos no hotel. Os empresários interessados podem procurar a
Combogó Comunicação, assessoria de comunicação do Moda Center, que produzirá a
ação, por meio do telefone (81) 3227-5513 ou pelo e-mail
kassia@combogocomunicacao.com.br.
O EMP 2019 conta com o
patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco, via Agência de
Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), da AgresteTex 2020, Ceape –
Microcrédito Orientado, Coleção Têxtil, Etical, Nanete Têxtil e Matesb Malhas.
TEMA - O Moda Center Santa
Cruz escolheu Moda 4.0 como tema do EMP 2019 porque é um conceito derivado de
outro que vem ganhando força nos últimos tempos: o da Indústria 4.0. Esta
engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle
e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, unindo
tecnologias físicas e digitais graças ao uso de sensores, automação, internet
das coisas (IoT) e compartilhamento na nuvem. Em breve, as fábricas de roupas
terão capacidade, por exemplo, de controlar os módulos da produção de forma
autônoma. Entre os benefícios da Moda 4.0 estão o aumento da produtividade, a
substituição de processos repetitivos por tecnologias, mais consciência sobre a
sustentabilidade com geração de menor impacto ambiental, possibilidade de
implantação de processos mais customizáveis, redução de custos e mais
segurança.
O EMP - O Estilo Moda
Pernambuco (EMP) é realizado anualmente pelo Moda Center Santa Cruz com o
intuito de promover o encontro entre a indústria confeccionista pernambucana e
os clientes atacadistas regionais e nacionais, mostrando a qualidade que há de
mais importante, moderno e inovador no mercado da moda local e contemplando
toda a cadeia produtiva do setor. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas nas
suas três primeiras edições. Mais de 50 marcas do polo de confecções
participaram do evento apresentando as novidades nas áreas de moda casual,
praia, infantil, sleepwear, surfwear, streetwear, underwear, entre outros
segmentos.
Acompanhe as novidades sobre o
EMP 2019 no www.estilomodapernambuco.com.br e no @estilomodapernambuco.