“O Estilo Moda Pernambuco foi um evento criado pelo Moda
Center Santa Cruz para dar visibilidade, principalmente, à produção de moda
local, assim como contribuir para fortalecer a imagem do polo de confecções.
Também é um espaço para troca de experiências, capacitação e realização de
negócios independentemente do tamanho do produtor. O evento é todo produzido
por nós, com recursos próprios e oriundos de patrocinadores e apoiadores”,
explica Allan Carneiro, síndico do Moda Center.
Além de dar visibilidade, o EMP também colabora para
impulsionar a evolução do mercado local, induzindo a profissionalização da
cadeia de produção de moda, como conta Antônio Carlos Batista da Silva, da
Rastro Ativo (moda masculina). Participando pela segunda vez dos desfiles, ele
ressalta a importância do compromisso da administração com as pequenas
confecções. “Temos a oportunidade de mostrar os produtos das pequenas fábricas
com a mesma qualidade e destaque que as demais. Não teríamos como montar um
desfile sozinhos. O EMP nos dá oportunidade de ganhar visibilidade junto aos
clientes, nas mídias sociais e tradicionais. O retorno do investimento é
garantido e o evento nos faz querer avançar. Nos impulsiona”, declarou. Ele
comenta, ainda, que a participação do evento fez com que sua marca contratasse,
por exemplo, um estilista para aperfeiçoar o desenvolvimento das coleções da
Rastro Ativo. A marca desfila no dia 29 de julho, junto com a Brytch Jeans,
Cavalheiro, Iska Viva, John Cash, LM Fashion, Magda Moda Íntima, Miss Mel, Nega
Maluca, Samkara e Sport Company.
EMP 2018 |
A repercussão positiva e os números mostram a evolução do
evento. Na primeira edição, dois pequenos produtores participaram dos desfiles.
Na segunda, foram cinco. Este ano, o Moda Center abraçou o Projeto Coletivo
Criativo e 35 marcas participam do evento em dois momentos: do desfile coletivo
com 10 looks montados com peças de 17 marcas, que está no line up do terceiro
dia do EMP (28/7), e na exposição “Coletivo Criativo”, com os cliques de
editorial produzido com looks montados com outras 18 marcas. Visitantes e
clientes poderão conferir o material na área interna do Moda Center Santa Cruz
(entre os setores Azul e Laranja) durante todo o dia.
A expectativa é que, em 2019, a quantidade de pequenos
produtores participantes no EMP seja o dobro deste ano. O objetivo é continuar
mostrando a qualidade e a diversidade do que os confeccionistas de menor porte
produzem, que vem crescendo e garantindo cada vez mais espaço no mercado, assim
como na vitrine proporcionada pelo evento.
A programação completa do do EMP 2018 pode ser conferida
no www.estilomodapernambuco.com.br ou no www.blogdomodacenter.com.br.
Projeto Coletivo
Criativo
Desfiles no dia (28/7)
Sealive, PJW Jeans, Adepto Jeans, Use Mais, Top
Camuflado, Nacan, F&A Jeans, Lua&Mar Surf Wear, Duque Pólo, Atrevida G,
Júlia Plus Size, Sagatta, Gizele Lingerie, Disgri Lingerie & Modeladores,
Joseane Fashion, Maddu Jeans e Sarah Fitness.
Editorial/exposição (30/7)
Revolucione Jeans, RCR Original Clothing, Use D'Orig,
Dalmonboy, Morena Tropycana, Ne&Ronny, Clepol, Xiqtal, Jovina, Nara Modas,
Cravina, Agasias Clothing, Bonita Saia, Formula Femini, Aline Fashion, Divine
Moda Feminina, Sunbody e Remais Short's.