Programação
conta com a participação de grandes nomes do mundo da moda, como os estilistas
Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga
“Moda e
sustentabilidade” foi o tema escolhido para a terceira edição do Estilo Moda
Pernambuco (EMP), que vai acontecer de 26 a 30 de julho, em Santa Cruz do
Capibaribe. A temática e os destaques da programação foram apresentados ontem
(19) para empresários, autoridades e formadores de opinião no evento de
lançamento, realizado no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz, promotor
do EMP 2018 e maior centro atacadista de confecções do país. O EMP 2018 vai
contar com desfiles de marcas do Polo de Confecções de Pernambuco e de outros
representantes da moda pernambucana, além de oficinas e palestras sobre moda e
negócios. O destaque será a participação dos estilistas Alexandre Herchcovitch
e Ronaldo Fraga. Cerca de 50 mil pessoas devem circular pelo EMP durante seus
cinco dias de duração.
Segundo o
síndico do Moda Center, Allan Carneiro, a expectativa é que essa edição do EMP
seja ainda maior e melhor do que as anteriores. “Com certeza será um evento
marcante, que vai divulgar bastante o Polo de Confecções, trazendo informação,
agregando valor e gerando resultados comerciais. Teremos grandes nomes do mundo
da moda e do empreendedorismo do Brasil, debatendo temas relevantes, além de
capacitações, para ajudar os empreendedores do Polo a crescerem ainda mais”,
detalha. Ele conta que a escolha da sustentabilidade como tema pela
comissão organizadora do evento buscou enfatizar a importância do assunto na
atualidade. “Queremos discutir sustentabilidade de forma ampla, para a cadeia
da produção da moda como um todo. Nosso intuito é debater formas mais limpas de
produzir e o futuro do polo enquanto gerador de empregos e renda, diante da
tendência mundial de mudanças no perfil do consumidor e na forma de aquisição
de roupas, acessórios e calçados”, explicou.
A abertura
do evento contará com a participação do estilista Alexandre Herchcovitch numa
conversa em formato de talk show, mediada pelo estilista e professor de moda do
Senac Pernambuco Luiz Clério. O tema será “Novos comportamentos de produção e
consumo de moda”. Herchcovitch foi um dos primeiros estilistas a expandir suas
criações além do mercado têxtil, criando calçados para a Democrata, joias para
a Dryzun, meias e cuecas para a Lupo, fundos de tela de telefones celulares
para a Motorola, sandálias para a Melissa, cadernos para a Tilibra e óculos
para a grife brasileira Chilli Beans. Além disso, firmou parcerias de sucesso
com a C&A. As criações de sua marca homônima (da qual anunciou seu
desligamento em 2016) foram apresentadas nas capitais de moda internacionais,
como Paris e Nova York. No currículo, também há marcas renomadas, como Cori,
Zoomp e Ellus. Atualmente, tem quatro lojas próprias, desenha modelos
exclusivos em seu ateliê, e exporta a linha jeanswear para os Estados Unidos e
Reino Unido.
Na sexta (27),
o estilista Ronaldo Fraga ministra a palestra “Moda: bandeiras para o vestir”.
O mineiro, conhecido por romper os limites do vestir para além da própria moda,
discorrerá sobre moda brasileira, indústria e processo de criação. Eleito um
dos sete estilistas mais inovadores do mundo pelo Design Museum, de Londres,
ele foi o primeiro representante da moda brasileira a receber a medalha da
Ordem do Mérito Cultural. Também recebeu a Medalha da Inconfidência pelo
governo de Minas Gerais por seu trabalho. Suas criações já foram apresentadas
em diferentes países, como Japão, Holanda, Espanha, Uruguai, Bélgica, Chile,
Argentina, México, Angola. Sua marca está licenciada em mais de mil diferentes
produtos no Brasil para empresas como O Boticário, Tok&Stok, Malwee,
L'Occitane e Chilli Beans, entre outras.
Cerca de
40 marcas do Polo devem desfilar suas coleções para o Verão 2019 durante o EMP.
Entre as marcas que já confirmaram presença estão a Joggofi, Laluka, Acqualara,
Rota do Mar, Rótulo do Corpo, Iska Viva, AB&C, LM Fashion, Jonh Cash,
Zuzinha Kids, Glamiss, Spertos, J&Q, Sport Company, Camboriu e Toda
Bela.
Haverá
também espaço para três desfiles conceituais. O santa-cruzense Jorge Feitosa,
que foi destaque no reality show “Caixa de Costura”, do GNT, e atualmente está
radicado em São Paulo, apresenta sua mais recente coleção, intitulada
“Cheidepraquêisso”, que também traz a temática da sustentabilidade. “Em
praticamente, todas as empresas em que trabalhei, recebi a tarefa de
transformar algum artigo que estava escondido num estoque, em um produto para a
venda, com o intuito de liquidar com a matéria prima parada. Isso acontecia com
tecidos, aviamentos, etiquetas ou ferragens. Esse, é o ponto de partida para a
coleção: pensar sobre o que me leva, em meio a tanta discussão sobre o que se
fazer com os resíduos, focar a minha atenção no porquê da sobra”, detalha
Feitosa. O nome ‘Cheidepraquêisso’, ele explica, foi escolhido por conta da
ideia de exagero, absurdo, aglomeração. “Só consigo pensar nas montanhas e montanhas
de matérias primas e até de produtos prontos que estão parados, estocados,
esquecidos em centenas de lugares, e que poderiam ter um destino comercial de
fato”, comentou. A Multimalhas e a Faculdade Senac também trazem suas criações.
CAPACITAÇÃO - Em parceria com o Sebrae
e o Senac, serão realizadas de sexta a domingo (27 a 30/7) capacitações
voltadas para lojistas, produtores, estilistas e pessoas ligadas à cadeia de
produção da moda em geral. Sempre a partir das 14h, as oficinas acontecem no Centro
de Eventos do Moda Center e abordarão temas de quatro eixos temáticos:
“idealizar”, “criar”, “construir” e “realizar”. A programação e a forma de
participação serão divulgadas em breve.
A sustentabilidade também estará presente na infraestrutura do EMP. “O
projeto arquitetônico e visual do evento é baseado no tripé da
sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. Vamos usar estruturas
modulares que terão como principais materiais andaimes e tecidos reaproveitados
e reaproveitáveis, gerando menos resíduos, e que também podem ser facilmente
mudados de lugar, proporcionando uma experiência imersiva dos participantes no
tema do EMP”, detalha o arquiteto e designer de estratégia Isac Filho, que
assina o projeto do EMP 2018.
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