Na tarde desta quinta-feira (16) uma equipe do corpo policial das policias Civil e Militar se reuniu com representantes do Polo de Confecções e equipe do deputado estadual Diogo Moraes para definir os detalhes finais para a Operação Feira Forte deste final de ano. A ação foi cobrada em outubro pelo parlamentar em encontro com o Secretário Estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, e entidades comerciais do Agreste.
No encontro, ficou acordada a disponibilização de dois ônibus equipados com delegacia móvel, um para Santa Cruz do Capibaribe e outro para Toritama que reforçarão a segurança dos centros de compras. “Cada unidade terá um delegado civil, escrivão e uma equipe de policiais que darão todo o suporte para a operação, além do patrulhamento das rodovias PE-160, PE-90 e BR-104 garantindo a segurança dos compradores também no trajeto aos parques”, explica Diogo.
O Governo de Pernambuco deverá ainda comprar as folgas (PJES) de uma equipe de policiais para garantir um efetivo satisfatório à operação.
De acordo com o delegado José Rivelino, responsável pela Diretoria Integrada do Interior (Dinter 1), a ação vai facilitar o trabalho policial nas feiras de fim de ano. “A operação visa o combate ao crime violento contra o patrimônio. Santa Cruz e Toritama é uma área que a gente está monitorado. A ação deverá coibir dar a sensação de segurança para população que circula entre essas cidades. Vai estar lá um efetivo policial justamente pra ficar responsável pelos procedimentos que ocorrem nos pátios de feira e vai facilitar o acesso para registro de boletins de furtos e extravios de documentos, ou os procedimentos mais graves que podem gerar uma prisão em flagrante”, destacou.
Além de Rivelino, integram o comando da operação os delegados Sérgio Moura (Gcoi 1), Júlio Porto (17º Desec) e Flaubert Leite (128º DP), e o subcomandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, Major Neto.
Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, é fundamental a parceria entre as instituições e o poder público. “Que a gente enquanto instituições possamos contribuir ainda mais. Junto com o deputado Diogo Moraes, tivemos uma reunião há cerca de um mês atrás com o secretário e apresentamos todos os dados que posteriormente Diogo levou para o governador Paulo Câmara. O que se propõe aqui é uma parceria onde todo mundo ganha” disse o integrante da CDL.
O síndico do Moda Center Santa Cruz, Alan Carneiro, agradeceu a ação. “A gente agradece em nome do Moda Center e nos colocamos a disposição. Acho que isso será histórico para a região que nunca visualizou esse ambiente do ponto de vista de feira. Vamos fazer o possível para colaborar para que tenhamos essa operação”.
Representando o Parque das Feiras de Toritama, Jean Menezes destacou a união na concretização do reforço policial. “Essa parceria só tem a se fortalecer mais ainda e vai servir de exemplo para que no futuro a gente continue fazendo isso” frisou.
Em seguida, a comitiva visitou o Moda Center Santa Cruz para conhecer o local onde deverá ser instalada uma das delegacias móveis.
Também participaram da reunião Valdir Oliveira, presidente da CDL de Santa Cruz do Capibaribe e os assessores parlamentares do gabinete do deputado Diogo Moraes, Marcelo Carvalho e Eberton Nunes.
Fonte: Blog do Ney Lima