O
penúltimo dia do Estilo Moda Pernambuco (EMP) foi dedicado à tecnologia, ao
design e à inovação, fazendo jus ao tema desta segunda edição do evento: Moda e
Inovação. Quem compareceu ao Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz na
noite desta sexta-feira (6/10) pode absorver um riquíssimo conteúdo de três
palestras que relacionaram diretamente esses temas com o desenvolvimento e o
crescimento dos empreendimentos do Polo de Confecções de Pernambuco.
“Você,
o mundo digital e seu negócio” foi apresentada por Flávio Gonzales e Rodrigo
Serto, diretores da Getnet. Eles mostraram um panorama de como a tecnologia vem
evoluindo rapidamente e sendo aplicada à comercialização de produtos em geral e
de moda. “A forma de consumo e de venda está mudando muito rápido, redefinindo
a experiência do consumo e ao alcance de todos nós”, comentou Gonzales.
Dois
exemplos de inovação aplicada às vendas foram apresentados como perspectiva de
futuro: o Amazon Echo (segunda geração), um dispositivo que responde pelo nome
de Alexa e é capaz de interação por voz, fazer lista de tarefas como compras,
fornecer informações, chamar um Uber e, até mesmo, controlar dispositivos por
comando de voz (internet das coisas). O outro foi o iPhone X, que traz uma
promissora tecnologia de reconhecimento facial que poderá, por exemplo, ser
usada na autenticação de vendas por cartão, substituindo e dando ainda mais
segurança que as senhas digitadas pelo cliente atualmente. Por fim, eles
apresentaram as soluções da Getnet que podem ajudar os gestores dos negócios a
administrarem melhor a movimentação do caixa dando, inclusive, insights para
desenvolvimento de estratégias de venda das empresas.
Em
seguida foi a vez do designer Emílio Augusto, professor da Universidade Federal
do Ceará (UFC), falar sobre” Imagem vende! A importância do design na
construção das marcas”. Ele é responsável pelo desenvolvimento de mais de
100 marcas na região, entre elas a atual identidade visual do Moda Center Santa
Cruz, da Rota do Mar, da Rio Ondas, da Sport Company, Pepéu Moda Feminina, Glamiss
Moda Infantil, entre outras, que declararam abertamente o quanto o
desenvolvimento adequado da marca agregou valor e contribuiu para o crescimento
do negócio.
“A
identidade da empresa não se cria: ela se revela por meio da marca. A mágica do
processo é ter estratégia para que isso se revele de forma verdadeira e
eficiente”, comentou. Ele mencionou que é preciso que haja a consciência de que
as marcas atualmente atribuem personalidade, valor e constroem relacionamento
com seus públicos. E, por isso, é importante que haja unicidade na sua
percepção pelos empresários, colaboradores e clientes. O professor da UFC
também ressaltou a importância do design como elemento de comunicação do produto
com seu público, lembrando da necessidade de valorizar o desenvolvimento do
conceito da marca para o sucesso e retorno que se espera obter. “O conceito
deve ser compatível com a identidade da empresa/produto e ser relevante; deve
ser simples, facilmente entendido e assimilado pelos clientes, além de original
para se diferenciar dos concorrentes. É importante que seja flexível para que
possa ser aplicado em vários formatos”, concluiu.
A
última explanação da noite foi sobre o “Armazém da Criatividade: empreendedorismo
e inovação”. Adalberto Rodrigues, gerente do Operações desse complexo
tecnológico, apresentou a estrutura especial e integrada de suporte ao
desenvolvimento de novos negócios de alto valor agregado e crescimento de
empresas que já estão no mercado. Por estar situado em Caruaru, o foco de suas
atividades é fomentar a vocação da região oferecendo capacitação e serviços de
experimentação. Para isso, conta com laboratórios com equipamentos de última
geração e alta performance distribuídos em núcleos, como criação, prototipação
e editorial de moda.
Entre
os equipamentos disponíveis, estão impressora 3D, mesas digitalizadoras,
impressão de rígidos, prototipagem gráfica, entre outros, que podem ser usados
pelos empreendedores de moda da região em todas as etapas da cadeia produtiva e
de sua divulgação, desde a criação até o desenvolvimento de uma coleção de
roupas e acessórios. A infraestrutura oferecida pode ser utilizada, ainda, na
produção de trilhas sonoras, registro fotográfico e criação de catálogos, e na
concepção e finalização de fashionfilms. O armazém também oferece espaço para
eventos, como oficinas e desfiles, e coworking (espaço compartilhado de
trabalho). “O Armazém da Criatividade faz parte da política de
interiorização do Porto
Digital, uma instituição sem fins lucrativos com sede no Recife criada em
2000 para o desenvolver os setores de tecnologia e de inovação de Pernambuco. O
espaço está disponível para o público com valores subsidiados”, explicou
Rodrigues. Outras informações podem ser conferidas no site www.armazemdacriatividade.org.
ENCERRAMENTO – Depois
de cinco dias de uma programação intensa com desfiles, palestras e debates, a
programação do EMP 2017 chega ao fim neste sábado com shows com a banda
Multifaces, Ágda Moura e Lucy Alves. O evento começa a partir das 19h e a
entrada é franca. A atividade cultural também celebra os 11 anos de fundação do
Moda Center Santa Cruz, que também serão comemorados na próxima segunda-feira
(9/10), com o corte de um bolo de 11 metros. A celebração acontece no corredor
central, entre os setores azul e laranja, às 16h.