Grupo
está envolvido com a implantação da metodologia RIS3, sobre Estratégias de
Especialização Inteligente em Territórios Inovadores
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Integrantes
de uma missão da União Europeia estarão no Moda Center Santa Cruz na manhã
desta quarta-feira (22) para uma visita técnica no maior centro atacadista de
confecções do país, localizado em Santa Cruz do Capibaribe, a 191 quilômetros
do Recife. O grupo é formado por pesquisadores que pretendem conhecer e
levantar informações dos Sistemas Territoriais de Inovação no setor de
confecções no Agreste e de TI/Automotivo na Região Metropolitana do Recife.
“Entre
as grandes vantagens de receber uma comitiva vinda de outros países estão
conhecer potenciais públicos compradores, trocar ideias e aprender melhor a
realidade destes lugares e a possibilidade de descobrir oportunidades de
negócios. É sempre interessante termos uma visão mais fidedigna dos mercados,
dos modos de trabalho e dos seus processos de compra e venda, descobertas que
podem ser de grande valia para o Moda Center Santa Cruz”, comentou o síndico do
empreendimento, Allan Carneiro.
De
acordo com o gestor, os visitantes serão apresentados ao maior centro
atacadista de confecções do país tanto de forma teórica, com a exibição dos
números que comprovam a grandiosidade do parque, como na prática. “Faremos um
tour pela estrutura. Mesmo que não seja um dia de feira, quando todos os nossos
mais de dez mil pontos de vendas estão em atividade, certamente será uma
experiência bastante interessante e impactante para os convidados”,
acrescentou. Depois do Moda Center Santa Cruz, o grupo estrangeiro visitará uma
das maiores fábricas de confecções do estado, também localizada no município.
Objetivos
– A missão europeia vem a Pernambuco com o objetivo de identificar os
recursos para ciência, tecnologia e inovação, além de analisar as necessidades
de apoio à inovação nos setores de confecções e TI/automotivo. Ela seguirá a
metodologia RIS3, sobre Estratégias de Especialização Inteligente em
Territórios Inovadores, que proporá um modelo de governança participativa e
mecanismos para orientar o debate regional sobre a visão, prioridades,
programas e ações para a especialização inteligente no estado.
A
vinda da missão europeia a é o desdobramento de uma etapa anterior, realizada
em 2015, quando Pernambuco foi escolhido para receber o projeto piloto RIS3. Na
época, ocorreram visitas de reconhecimento tanto em território lusitano como
pernambucano, culminando com a seleção do Centro de Estudos Sociais da
Universidade de Coimbra (CES-US, Portugal) como instituição responsável pela
coordenação e implementação da metodologia e a elaboração do estudo de caso
comparativo entre os locais contemplados. A iniciativa é financiada pela
Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia (DGREGIO).
As
Estratégias de Pesquisa e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) são
ferramentas bastante utilizadas nas políticas de desenvolvimento regional da
União Europeia. Elas são referência para a promoção de mudanças estruturais das
economias regionais, inclusive em regiões fora da Europa. A implementação se dá
pelos Diálogos Setoriais, projeto de cooperação técnica entre a União Europeia
e o Brasil, que abre várias possibilidades de parcerias e investimentos para
incrementar as políticas de desenvolvimento regional no país.
O
Projeto RIS3-PE é uma realização da DGREGIO, Ministério da Integração Nacional,
Secretaria Estadual de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco
(Secti-PE) e o Centro de Estudos Estratégicos e Gestão de Ciência, Tecnologia e
Inovação (CGEE).
Estrutura
- Referência nacional no setor, o Moda Center Santa Cruz é o maior centro
atacadista de confecções do Brasil, reunindo mais de 10 mil pontos comerciais,
entre lojas e boxes. Ele reúne um mix de produtos variados, com destaque para
roupas e acessórios, comercializados especialmente em grande escala.
Nas
segundas e terças ocorrem as chamadas feiras, quando todas as unidades de venda
estão funcionando. Na alta temporada, o empreendimento chega a receber uma
média semanal de 150 mil clientes vindos de todo o país, com predominância dos
estados do Norte e Nordeste e crescimento dos oriundos do Centro-Oeste e
Sudeste, a exemplo de Minas Gerais.
O
parque disponibiliza seis praças de alimentação, estacionamento gratuito para
6,5 mil veículos e rede própria de hotéis e dormitórios com cerca de dois mil
leitos. O local ainda conta com posto ambulatorial, caixas eletrônicos,
banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e TV e circuito
interno de segurança.