sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Criatividade, inovação e empreendedorismo marcaram o penúltimo dia do Estilo Moda Pernambuco


O público que compareceu ao Moda Center Santa Cruz na noite desta quinta-feira (15) pôde conferir de perto o quanto a criatividade aliada a recursos tecnológicos específicos são importantes para o sucesso de uma empresa, ainda mais quando essa atua no segmento de moda.

Convidado para o EMP 2016, o Armazém da Criatividade – Porto Digital, unidade Caruaru, apresentou a sua estrutura especial de suporte à inovação e ao empreendedorismo e o quanto ela pode contribuir com o desenvolvimento dos pequenos e novos empreendimentos na região do polo de confecções.


“Além de cursos em diversas áreas, com subsídios de 80%, nós temos vários laboratórios para experimentação, voltados para a criação. Nós acreditamos que para inovar, fazer diferente, você tem que experimentar, você tem que testar, você tem que fazer coisas novas. Os confeccionistas da região já possuem uma boa competência técnica para a produção, e a gente chega como um braço para ajudar em vários aspectos, por exemplo, na parte de editorial de moda”, disse Ana Roberta Souto, superintendente de empreendedorismo do Armazém da Criatividade.


No EMP 2016 também foram lançadas duas startups incubadas no AC e que estão intimamente ligadas ao setor de confecções. A primeira foi o aplicativo Vende Moda, criado pelo desenvolvedor web Edrio Carvalho. Como o próprio nome sugere, o app é uma ferramenta de e-commerce para smartphones que se apresenta com alguns diferenciais frente aos aplicativos conhecidos no mercado. Segundo seu criador, além de rapidez, o Vende Moda possui uma melhor organização dos produtos e mais segurança para clientes e vendedores.


Já a segunda startup lançada no EMP foi a Phytoplankton - Estamparia Criativa, uma plataforma criada para oferecer variedade, rotatividade e rapidez na entrega de estampas digitais exclusivas para empresas de confecção e fabricantes têxteis. De acordo com a gestora de negócios Manoella Guennes, um grande diferencial da plataforma é agregar tecnologia e conveniência, com estampas de fornecedores de criação em nível global voltadas para vários segmentos, como masculino, feminino, infantil, camisaria, moda praia e fitness.


O Armazém da Criatividade também trouxe para o EMP 2016 a palestra “Criatividade e tecnologia afinados para um novo mercado de moda”, ministrada pelo estilista Frederico Ferrera, da Frederico F. Brand. Ele falou sobre como a tecnologia tem influenciado nas formas, cores e padrões de um novo design têxtil. Federico, que veio de São Paulo (SP) para o EMP, dá consultoria para várias marcas nacionais. Ele também ressaltou a importância da impressora 3D para a indústria têxtil e o quanto ela pode contribuir com a evolução da moda do Polo de Confecções de Pernambuco.

A última palestra da noite ficou a cargo do empresário Arnaldo Xavier, que trouxe o “Case de sucesso da Rota do Mar”. O diretor-presidente falou sobre os 20 anos de trajetória de uma das mais bem-sucedidas empresas de confecções do Estado.


Arnaldo iniciou falando sobre sua infância, os valores familiares, o falecimento do seu pai Pedro Alves da Rocha, aos 32 anos de idade, e as grandes dificuldades que passou para ajudar a sustentar a sua mãe e seus cinco irmãos.

De vendedor de picolé, carregador de lavagem e fretista de carrinho de mão, Arnaldo Xavier contou como se tornou empresário, fundando a Rota do Mar, em 1996, e como a empresa se transformou numa das maiores do Brasil no segmento de surf e streetwear.

A primeira edição do Estilo Moda Pernambuco encerra-se nesta sexta-feira (16). Às 19h, haverá o corte de um bolo de 10 metros, simbolizando os 10 anos do Moda Center, ao som da Orquestra Musical Novo Século. Em seguida, haverá a apresentação da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos e, às 21h, show com o cantor Flávio José.

O síndico Allan Carneiro aproveitou o penúltimo dia do EMP para agradecer ao grande público que esteve presente nos desfiles e palestras e a todos os colaboradores que se engajaram na realização do evento. “É com grande satisfação que estamos chegando ao final do primeiro EMP. A excelente aceitação da população, especialmente dos empreendedores do Moda Center, nos deixa bastante otimistas para realizarmos o segundo. Vamos incrementá-lo ainda mais e incluí-lo no calendário anual dos eventos de moda do Estado”, pontuou.

O segundo Estilo Moda Pernambuco já tem data marcada: de 02 a 07 de outubro de 2017, quando também deverá ser realizada uma feira de componentes têxteis, máquinas e serviços para a indústria de confecções.