sexta-feira, 8 de abril de 2016

Paraatleta pernambucano integra seleção brasileira de atletismo que treina para Paralimpíada, em São Caetano (SP)


Ekton Damasceno foi convocado para treinamentos que antecedem 
participação em provas em que buscará o índice paralímpico

O pernambucano Ekton Damasceno embarca, neste domingo (10), para São Paulo, onde encontrará outros paraatletas convocados para mais uma fase de treinamentos que antecede a Paralimpíada do Rio de Janeiro, em setembro. Ele integrará a seleção de atletismo que passará três meses se preparando em São Caetano (SP), no centro de treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro. Patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, Ekton “Bolt”, como é chamado devido à semelhança física com o velocista jamaicano Usain Bolt, participará de competições em busca do índice paralímpico nas modalidades salto em distância T47 (atletas amputados de um dos braços) e 100 metros rasos.

“Evolui bastante na minha técnica nos treinos que participei em fevereiro, em São Caetano. Estou muito confiante que nessa nova fase vou me desenvolver ainda mais e alcançar o índice nas competições que vou participar. Quero realizar o sonho de participar da minha primeira Paralimpíada”, comentou o paraatleta, que faz parte da União do Paradesporto de Santa Cruz do Capibaribe (UPDESCC). Para isso, o foco serão os treinos físicos e técnicos. Para alcançar o índice, ele precisa saltar 7,10m (seu melhor salto é de 6,98 m) e percorrer os 100 metros rasos em 11 segundos e 10 milésimos (hoje o seu tempo é de 12 segundos).

Allan Carneiro (Síndico do Moda Center), Ekton Damasceno 
e Aroldo Perreira (Treinador) 

Ekton disputará duas competições em busca do índice paralímpico. A primeira é o Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo, que acontece de 19 a 21 de maio, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro. A competição contará com a participação de atletas de todo mundo e vai servir como evento-teste para as Paralimpíadas. O segundo evento é o Circuito Brasil Caixa Loterias de Atletismo, em São Paulo, de 24 a 26 de junho.

POTENCIAL – Ekton Damasceno tem 23 anos (completa 24 em junho) e treina há pouco mais de dois anos em uma pista de vaquejada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, e num campo de futebol, em Tamandaré, na Mata Sul do Estado, onde mora. Em março, ele venceu a edição Norte-Nordeste do Circuito Caixa Loterias de Atletismo na modalidade salto em distância, na sua categoria, garantindo presença na seleção. Ano passado, ele sagrou-se bicampeão na classe T47 no Circuito Caixa Loterias de Atletismo.