quarta-feira, 23 de março de 2016

Fiepe e Sindivest trazem embaixador de Moçambique para conhecer o Moda Center

Visita foi articulada entre representantes do setor têxtil e empresarial do Estado e a administração do centro de compras santa-cruzense

A diretoria do Moda Center Santa Cruz organizou uma recepção para o embaixador de Moçambique no Brasil, o Sr. Manuel Tomás Lubisse, que visitou o centro de compras nesta segunda-feira (21), acompanhado do agente de negócios, o advogado Ernesto Cavalcanti; do conselheiro comercial, Jaime Nicol’s, e do diretor da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) e Sindivest-PE (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco), João Darru Costa.

João Darru Costa/Sindivest-PE e Fiepe
 “Em novembro passado, recebemos o embaixador moçambicano na Fiepe, que demonstrou o seu interesse em conhecer o Polo de Confecções de Pernambuco e as possibilidades de firmarmos relações comerciais com aquele país. Conversei bastante com Ernesto Cavalcanti e, posteriormente, fiz contato com o Moda Center e também com representantes têxteis de Caruaru para viabilizarmos esse primeiro encontro, que foi bastante proveitoso”, disse João Costa.

“Somos dois países felizmente ligados por toda uma história e a prova disso é que eu estou aqui falando em uma língua comum a esses países. Nós viemos aqui para ver, para depois levarmos o que vimos aqui e a fim de estreitarmos as nossas relações”, disse o embaixador Manuel Tomás Lubisse.



Manuel Tomás Lubisse/Embaixador
de Moçambique no Brasil

No encontro, foram discutidos três pontos específicos: a possibilidade de empresas do Agreste pernambucano venderem seus produtos em Moçambique; a possível vinda de atacadistas moçambicanos para comprar no Moda Center; e a abertura para empresários pernambucanos investirem no setor têxtil daquele país, que além, de produtor de algodão, dispõe de mão de obra potencial para a produção de confecções.

O síndico interino do Moda Center, Isac Teodoro Aragão, juntamente com o gerente geral, George Henrique Pinto, apresentaram a dinâmica do centro atacadista de confecções aos potenciais parceiros.


Isac Aragão/Moda Center Santa Cruz
“São oportunidades que se abrem para que exportemos nossos produtos para aquele país e, consequentemente, para um bloco de 35 países, onde há uma espécie de intercâmbio comercial no continente africano. Essa possível futura parceria também representa uma porta para o continente asiático em virtude da sua localização geográfica. Eles estão interessados não só em comprar os nossos produtos, mas que também que alguns empresários daqui instalem fábricas lá, onde teriam algumas facilidades, como incentivos fiscais, por exemplo”, pontuou Isac Aragão, que recepcionou os visitantes justamente com o gerente geral George Henrique, os diretores Josivan Ramos, Nilton Costa e Áurea Xavier, além do analista comercial Neilton Gomes.

A diretoria do Moda Center convidou o poder executivo e legislativo locais, assim como representantes de entidades classistas locais. Além dos visitantes, estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Bezerra; o presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques; o presidente da CDL Santa Cruz, Valdir Oliveira; e o gerente executivo da ASCAP, Jones Silva.

Após a reunião, que aconteceu no centro administrativo do Moda Center, a comitiva fez um passeio pelo parque, onde os visitantes puderam ver de perto a dinâmica do empreendimento. Em seguida, o grupo participou de um almoço servido pelo Moda Center, onde puderam discutir o que viram no centro de compras.