Na ocasião, foi protocolada a entrega de um abaixo-assinado com quase 12 mil assinaturas pedindo segurança para Santa Cruz do Capibaribe e região
Na manhã desta terça-feira (03), o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, e os presidentes da CDL Santa Cruz, Valdir Oliveira; Associação Santa-cruzense de Contabilistas (ASCONT), Paulo Nascimento; a representante do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (SINDUPROM-PE), Luciene Cordeiro; além de uma comissão formada por comerciantes do município de Surubim, participaram de uma reunião com os secretários estaduais Danilo Cabral (Planejamento e Gestão) e Alessandro Carvalho (Defesa Social). Também participaram do encontro o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Antônio Francisco Pereira Neto, e o Chefe Geral da Polícia Civil, o Delegado Antônio Barros Pereira de Andrade.
A reunião, que aconteceu no prédio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) no bairro da Boa Vista, em Recife, foi solicitada pela diretoria do Moda Center Santa Cruz e comerciantes de Surubim ao secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, durante reunião itinerante do Moda Center realizada no último dia 14 de outubro na capital da vaquejada. Embora tenha intermediado o agendamento da audiência, o secretário não se fez presente por estar em compromissos fora do país.
O ponto central da pauta foi o aumento do número de assaltos ocorridos especialmente nas cidades e nas rodovias que ligam os municípios do Polo de Confecções do Estado.
O síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, apresentou sua preocupação quanto ao aumento da demanda por segurança e mobilidade durante as grandes feiras de final de ano, quando só o Moda Center espera receber mais de 1 milhão de pessoas em apenas 60 dias.
“Infelizmente, notamos que as ações do Estado nesse período não são tão fortes. Nós vemos em outros eventos, como a Semana Santa e o São João, por exemplo, sem querer desmerecer, uma presença maior do Estado. Mas é importante observar que o Polo de Confecções, que gera mais de 150 mil empregos, ainda não tem essa atenção. E é por isso que estamos aqui para conversar e ver o que o Governo de Pernambuco pode fazer para que possamos receber um pouco melhor as pessoas que vêm de fora para comprar no nosso Estado”, comentou Allan.
Após ouvir os relatos, os secretários apresentaram seus planos para conter o crescimento da violência na região.
“Em 5 de outubro foi instalado o BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) na cidade de Toritama, com um efetivo de 160 homens. Já assinei uma licitação para instalação de câmeras de monitoramento que integrarão por um sistema as cidades de Toritama, Santa Cruz e Jataúba. Essas ações trarão mais segurança para a região do Polo de Confecções”, pontuou o secretário Alessandro Carvalho.
Já o delegado Antônio Barros Pereira disse que, para dar mais condições de trabalho aos policiais, até o final de novembro a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe será transferida para um local mais adequado, o que melhorará o serviço oferecido à população. “Também temos que rever alguns procedimentos, pois quando a população vem a nós é porque tem uma luz vermelha acendendo”, ressaltou o Chefe Geral da Polícia Civil.
“Precisamos ter foco nas ações para que a população tenha de volta a sensação de segurança. Vou conversar com os comandantes dos batalhões da região para realinharmos as ações e darmos uma resposta à população”, completou o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Antônio Francisco Pereira Neto. Na próxima sexta-feira (06), às 10h da manhã, os dois comandantes (PC e PM) estarão no Moda Center Santa Cruz para uma nova reunião com as entidades e também para conferir de perto o cumprimento das demandas das duas corporações.
Ao término da audiência, o síndico do Moda Center entregou ao secretário Alessandro Carvalho um abaixo-assinado com quase 12 mil assinaturas coletadas por membros da sociedade civil organizada de Santa Cruz. A coleta das assinaturas teve início no último dia 03 de outubro, durante uma caminhada realizada pelo movimento Unidos Pela Paz. O documento foi entregue juntamente com uma carta de reivindicações, que seguirá, por intermédio do secretário, com cópia para o governador Paulo Câmara.