O
auditório da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe ficou pequeno
para o grande público que compareceu à palestra “Copa 2014: Oportunidades e
Desafios para a Indústria da Moda – Negócios, Marcas, Símbolos e Imagens”,
realizada na noite desta quarta-feira (30). O público, formado por empresários do
setor de confecções de roupas, estamparias, designers e pessoas envolvidas nos
processos de criação de moda no agreste pernambucano, assistiu e tirou suas
dúvidas com o renomado consultor José Estêvão Cocco, pioneiro do marketing esportivo
no Brasil.
Cocco
falou sobre a importância do marketing para as empresas de confecções, passando
pela criação, veiculação de ideias e agregação de valor financeiro aos produtos
por meio da marca. Além de apontar as futuras oportunidades de negócios que a
Copa 2014 trará para o Polo de Confecções de Pernambuco, ele alertou sobre o que
poderá ou não ser utilizado com relação às marcas oficiais, tanto da Copa do
Mundo, como da FIFA, entidade máxima do futebol mundial.
Promovida
pelo Sebrae e Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), o
evento contou com o apoio do Moda Center Santa Cruz, Senai e Etical Etiquetas. “Eventos
como esse são de grande importância, pois mantém informados todos os
empresários e responsáveis sobre o que pode e não pode ser feito em suas
confecções, coleções e tudo mais que nós produzimos aqui na região”, destacou José
Gomes Filho, presidente de Ascap, que comemora 25 anos de fundação.
De
acordo com Valmir Ribeiro, presidente do Moda Center Santa Cruz, é preciso que
os mais de 10 mil comerciantes que atuam no parque atentem para esse tema. “Manter
o confeccionista informado sobre as permissões e especialmente as proibições
quanto à fabricação de artigos da Copa, é também uma forma de instigá-lo a usar
mais a criatividade. Com isso, além de ganhar mais, ele ficará livre de
possíveis problemas com a fiscalização por parte dos órgãos ligados à
organização do Mundial”, explicou.