quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dores de cabeça e hipertensão são as queixas mais comuns no Posto Ambulatorial do Moda Center


Desde janeiro, quando foi inaugurado, o Posto Ambulatorial do Moda Center Santa Cruz tem auxiliado de forma exemplar na promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos clientes, condôminos e do corpo funcional do parque. O posto recebe, de domingo à quarta-feira, um grande número de pessoas que procuram atendimentos. O sucesso do Posto Ambulatorial é tanto que ao menor sinal de alteração no seu estado fisiológico, as pessoas logo procuram o serviço, que fica localizado no Setor Branco.

De acordo com o último relatório emitido pelas profissionais do posto no mês de junho, o maior índice (67,03%) apontou a procura por procedimentos ambulatoriais, com ênfase para dores de cabeça e hipertensão arterial. As mudanças climáticas, associadas a fatores como a necessidade de desprender grande esforço físico entre as 10h e 16h, são as principais causas desses problemas de saúde verificados no Posto Ambulatorial do Moda Center.

De acordo com as enfermeiras Anny Caroline e Caroline Aragão, evitar esforços físicos prolongados, beber muita água e comer alimentos leves, auxiliam a diminuir os incidentes do inverno. Elas alertam que não apenas o sal, mas também comidas que contenham muitos condimentos, azeitonas, molhos e enlatados devem ser evitadas. As bebidas alcoólicas e o tabagismo também são grandes vilões da saúde, estando esses constantemente associados aos casos registrados.

As enfermeiras do Moda Center aconselham a prática de atividades físicas, como a caminhada, podendo ser realizada, no mínimo, três vezes por semana, durante 40 minutos cada dia e, de preferência, com acompanhamento de um profissional da área. Caso a pessoa tenha hipertensão, diabetes ou outra doença que necessite de medicamento para regularização dessa patologia, deve utilizá-lo de acordo com a prescrição médica, nas dosagens que são indicadas, e não se medicar por conta própria.