terça-feira, 19 de novembro de 2019

Alunos do Instituto Olavo Bilac conhecem a exposição “Nós Sulanca”


Nesta segunda-feira (18), cerca de 170 alunos do Instituto Olavo Bilac, pertencente a rede privada de ensino, realizaram uma visita ao Museu da Sulanca, importante espaço que retrata a história e evolução das feiras de confecções em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com os professores, a visita teve como objetivo a obtenção de informações importantes por parte dos alunos, de modo a eles conhecerem ainda mais sobre o local onde vivem e para a realização de futuros trabalhos escolares sobre a história e o empreendedorismo local.

Na visita, eles conheceram a exposição ‘Nós Sulanca’, que traz um olhar diferenciado, através de depoimentos, fotos e esculturas, das personalidades que fizeram e que ainda fazem parte dessa história de evolução; e também o acervo de peças do museu, que retrata a origem e transformações das feiras de rua até sua transferência para o Moda Center e o Calçadão Miguel Arraes. A exposição foi idealizada pelo estudante de biblioteconomia Adelmo Teotônio, com apoio do parque.














“A maioria de nossos jovens não viram essas mudanças que aconteceram e eles precisam entender tudo isso. O tamanho desse Moda Center reflete nosso passado, desde os mascates às costureiras, e precisamos mostrar para eles essa ponte histórica. Por isso que esse museu, e tudo o que ele está trazendo, é muito importante, pois nossa história é nossa identidade”, pontuou o professor de História, Saulo Alves.

“Essa visita foi muito enriquecedora, pois mostra o início de tudo do polo de confecções. Nós, do Olavo Bilac, prezamos por isso: mostrar a eles o nosso passado para que nosso presente seja ainda mais enriquecedor. A maioria deles não conhecia muito de toda essa história e não só esse museu, como essa exposição, que estão muito organizados, não deixaram faltar nada e trazem essa proximidade do passado para eles”, concluiu a professora polivalente, Amanda Oliveira.

A exposição ‘Nós Sulanca’ está em cartaz até 10 de dezembro e o Museu da Sulanca está aberto à visitação pública, de domingo a quarta-feira, sempre em horário comercial. Excursões e escolas devem agendar a visita pelo número: (81) 3759-1000 ou pelo e-mail museu@modacentersantacruz.com.br.