terça-feira, 28 de julho de 2015

Concluída a instalação da linha de vida para serviços em altura no Moda Center Santa Cruz


A administração do Moda Center Santa Cruz acaba de concluir a instalação da linha de vida para serviços em altura no condomínio. A linha de vida consiste na fixação de cabos de aço onde são ancorados os cintos de segurança dos trabalhadores. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda. No Moda Center, a altura do teto chega a aproximadamente 10 metros.

Para a instalação do equipamento, os comerciantes foram informados para remover todos os materiais (manequins, mercadorias, etc.) de cima de seus boxes, a fim de evitar prejuízos com pingos de solda durante a execução dos serviços. Todo o trabalho foi concluído sem nenhum dano à estrutura do empreendimento.

A linha de vida atende às orientações previstas na NR-35 do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa Norma Regulamentadora estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho.

Além da utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), os colaboradores do Moda Center, que atuam nessa área, passam por treinamento específico e atualizam seus exames médicos periodicamente. Com a conclusão da instalação do EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), que custou aproximadamente R$ 80 mil, o condomínio passa a ser referência em segurança no trabalho no Estado de Pernambuco.