quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Moda Center recebe representantes do COBH/Capibaribe

Representantes do COBH em reunião no Moda Center Santa Cruz
Na manhã desta quarta-feira (14), o gerente geral do Moda Center Santa Cruz, José Bezerra, recebeu Alex Lima, analista da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas), Pablo Ricardo, gestor de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e Paulo André representante da Fazenda Fieza. Eles fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe. No encontro, foram discutidos a divulgação do processo eleitoral do comitê e a possibilidade da participação do Moda Center no COBH.

Segundo Paulo André, da Fazenda Fieza, é preciso que o comitê tenha mais representantes da microrregião do Alto Capibaribe para que possam participar das decisões. “Temos que acabar com essa história de nós aqui dessa região ficarmos de fora das decisões tomadas lá no Recife, já que temos um grande número de municípios aqui na bacia do Alto Capibaribe”, frisou o integrante.

Alex Lima, analista da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas)

De acordo com Alex Lima, o comitê é importante na aproximação de entidades e comunidades, promovendo o diálogo entre os envolvidos. “O comitê tem a função de mediar os conflitos entre as partes. Por exemplo: um produtor de jeans que despeja a água de sua lavanderia no rio, contaminando-a, impede que o pescador pesque o peixe. Há aí um conflito entre essas partes, mas para isso é preciso que esse conflito chegue ao comitê para que nós possamos fazer a mediação”, comentou o representante da Apac.

Na opinião de Pablo Ricardo, a participação do Moda Center no comitê é fundamental tanto para o COBH quanto para a região. “Seria de grande importância para o comitê a entrada do Moda Center, pois ampliaria a participação da sociedade civil dentro do COBH, já que o Moda Center é composto de pessoas de todos os setores da sociedade dessa região”, pontuou o gestor de Meio Ambiente do município.