segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A FASHION WEEK DO AGRESTE

Uma semana para entender e viver a moda. A segunda edição do Estilo Moda Pernambuco atraiu mais de 100 mil pessoas para Santa Cruz do Capibaribe

Texto: Aline Ramos | aline.ramos@diariodepernambuco.com.br

Em meio às lojas e boxes do maior centro atacadista de confecções do Brasil, modelos desfilavam as últimas novidades de mais de 30 marcas pernambucanas, na segunda edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP) promovido pelo Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano. O evento que teve início no dia 1º e que segue até este sábado, reuniu um público de mais de 100 mil pessoas entre empresários, influenciadores digitais, moradores da região, microempreendedores e interessados de várias partes do estado, além de grandes nomes do cenário fashion para entender e trocar ideias sobre moda, negócios e cultura.

Modernismo, histórias e tradição se misturaram na passarela durante a semana de moda do Agreste. O santa-cruzense, radicado há 11 anos em São Paulo, Jorge Feitosa, 38 anos, que participou do reality show Caixa de costura, do GNT, foi o responsável por apresentar dois desfiles conceituais. Ele trouxe para a passarela Sulanca, uma coleção de moda masculina que faz referência às suas memórias de infância, já que o estilista cresceu numa cidade em que quase todos os habitantes trabalhavam com confecção, inclusive seus pais e avós. “Parti dessa viagem com minha cabeça de moleque, aquele, que de vez em quando ‘ralava a canela’ por entre as ripas dos bancos de feira, enquanto corria sobre eles”, relembra. Com modelagens amplas, construídas com retalhos e com acabamento impecável, as peças desmistificam que roupas de feira são de má qualidade.

Já O caso da torre, linha feminina criada pelo estilista pernambucano, foi inspirada numa torre de alta tensão e também faz uma homenagem à sua avó paterna, Maria Tereza da Conceição, a quem ele chamava de “vovó de Pão de Açúcar”, por ela morar na Vila de Pão de Açúcar, que fica no município de Taquaritinga do Norte. “Desde criança eu olhava para a torre, que ficava perto de casa e imaginava que era uma mulher gigantesca. Isso sempre foi uma referência de moda para mim. Foi a partir daí que surgiu essa coleção. Minha avó fazia parte do Apostolado da Oração e essa religiosidade sempre foi muito presente na vida dela. Ela sempre usava nesse grupo uma roupa branca e uma fita vermelha com uma medalha e foi daí, que surgiu as cores para as peças que desenvolvi”, conta. “Sem dúvida foi gratificante voltar à Santa Cruz e mostrar minha arte”, finaliza Jorge.

O EMP também proporcionou palestras e debates. Entre os nomes escolhidos estavam o apresentador de TV e consultor de moda, Arlindo Grund, e o diretor criativo da São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges. Arlindo abordou o tema Cenários e tendências de moda, onde focou no que as lojas estão vendendo e como as peças funcionam para cada tipo de corpo, para que o consultor, vendedor ou comprador entendam como usar e recomendar os itens do momento.

Já Paulo Borges falou sobre os impactos dos novos comportamentos que estão transformando a dinâmica da moda, do ponto de vista de criação e de negócios, no Brasil e no mundo, usou o como benchmarking, o processo de construção de uma semana de moda e os 22 anos da SPFW. “Achei o projeto fabuloso. Para evoluir, principalmente na área de moda, você tem que estar o tempo todo se revendo, inovando, pensando. A gente fala o tempo todo que moda é informação, moda é cultura e moda é educação. Quem participa, sai de uma outra forma, gerando uma transformação em cadeia”, pontuou.

Fonte: Diário de Pernambuco - Edição impressa de 07 e 08/10/2017.


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