quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Parceria do Moda Center com o Sebrae apoia pequenos confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe

Consultor Silvio Oliveira, na Sala do Empreendedor, localizada no SAC

Com base nas ações do planejamento estratégico do condomínio, o Moda Center Santa Cruz tem realizado várias atividades, orientando os pequenos confeccionistas a fortalecer seus negócios para se adaptar a nova realidade econômica brasileira.

Uma dessas ações estratégicas é a conscientização dos empreendedores informais sobre as vantagens da formalização. Para isso, a administração do condomínio comercial firmou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer, de forma gratuita, consultoria aos pequenos confeccionistas que atuam no parque.

Pequenos empreendedores participam de palestras para tirar dúvidas sobre o EI

De acordo com o síndico Valmir Ribeiro, a diretoria tem buscado oferecer as ferramentas adequadas para capacitar os empreendedores. “Essa parceria com o Sebrae, atuando dentro do Moda Center, visa profissionalizar os pequenos negócios, desde a produção até a comercialização dos produtos”, destacou.

No auditório do Moda Center foram realizadas três palestras sobre o Empreendedor Individual, que é uma iniciativa do Governo Federal para legalizar como pequeno empresário a pessoa que trabalha por conta própria. Para ser um Empreendedor Individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O EI, como é popularmente conhecido, também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Palestras sobre crédito para pequenos empresários lotam o auditório do Moda Center

“Poder dar nota fiscal ao cliente, contar com cobertura previdenciária e ter acesso a empréstimos com taxas especiais também são alguns dos muitos benefícios que o pequeno confeccionista tem ao se tronar um Empreendedor Individual”, ressaltou Silvio Oliveira, consultor do Sebrae. Segundo ele, o Moda Center Santa Cruz é o primeiro empreendimento comercial do país a receber do Sebrae a Sala do Empreendedor, um espaço voltado para a inclusão e o desenvolvimento econômico e social dos condôminos.

É na Sala do Empreendedor, localizada no SAC (Setor de Atendimento ao Condômino), que o aspirante a empresário recebe orientação para o registro do Empreendedor Individual, inscrição para participar das palestras, bem como apoio para preparação da Declaração do Imposto de Renda e impressão do carnê mensal de pagamento.

O contador do Moda Center, Marcone Junior, tirando dúvidas, gratuitamente, sobre o EI 

Além das palestras e consultorias, está sendo desenvolvido no Moda Center, também de forma gratuita, o SEI (Sebrae Empreendedor Individual), um programa composto de soluções que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios dos novos empreendedores.

Ter um negócio que funcione dentro da lei, com tudo simplificado, sem compromisso com contador, além de várias outras vantagens, por apenas 40 reais mensais, tem começado a despertar o interesse de muitos pequenos confeccionistas. Esses novos empresários estão passando a vislumbrar novas oportunidades e compreendendo que a formalização é o caminho para o desenvolvimento pleno de seus negócios.