quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Síndico do Moda Center recebe autoridades políticas de quatro cidades da Paraíba


Reunião teve como pauta o interesse dessas cidades em incentivar a criação de empregos através da cadeia produtiva de confecções

O síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho (Menininho), recebeu, na última terça-feira (23), autoridades políticas dos municípios paraibanos de Camalaú, Ouro Velho, Prata e Amparo, comitiva liderada pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB/PB). 

A visita, que contou também com a participação do vereador santa-cruzense e diretor da Ascap, José Climério (‘Zeba’ - PDT), teve como objetivo levantar a discussão junto ao Moda Center de uma iniciativa por parte destes municípios com foco na geração de emprego e renda.

A proposta dos gestores municipais é viabilizar a criação de empregos nessas cidades, em áreas ligadas diretamente à atividade confeccionista em Santa Cruz. Eles demonstraram estar dispostos em promover a capacitação da mão de obra, especialmente de costureiros e costureiras, e oferecer incentivos para que empresas da capital da moda possam montar células de produção ou até mesmo fábricas nessas cidades. 

A iniciativa ganha mais força devido à carência desses profissionais nas pequenas, médias e grandes empresas santa-cruzenses que, aliada à escassez de matéria-prima em vários segmentos, tem impactado no potencial produtivo, desde a retomada das atividades em agosto de 2020.

“Nenhum dos que estão aqui tem interesse de competir com Santa Cruz. Sabemos que a cidade tem um potencial produtivo muito grande e queremos ser um desses vagões que também podem contribuir com esse mercado e, ao mesmo tempo, gerar empregos nessas cidades que represento em meu estado”, pontuou Tovar.

Durante as discussões, Menininho aconselhou que os representantes municipais busquem parcerias com entidades de qualificação profissional, a exemplo do próprio Senai, que conta com cursos e capacitação voltados à realidade econômica de cada região. 

“Aqui em Santa Cruz, graças a Deus, quando há qualquer melhora nas vendas, fica mais difícil ter mão de obra por conta do aumento de pedidos que acontece. Vimos isso acontecer nas feiras de alta temporada e é aí que essa proposta apresentada por essas cidades poderá ter viabilidade. Sabemos que não é algo que pode ser conquistado por eles do dia para a noite e foi isso que aconselhei para que eles busquem essas entidades. Esse primeiro passo já foi dado, que é o de levantar essa discussão e eu os parabenizo por isso”, disse o síndico.

Após a reunião, a comitiva realizou visitas a algumas fábricas em Santa Cruz, para conhecer um pouco mais do modelo de produção das confecções locais.