quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Palestra e vacinação marcam a comemoração do dia mundial de luta contra hepatites virais no Moda Center


Na manhã desta quarta-feira (31), foi ministrada palestra sobre hepatites virais direcionada para os colaboradores do Moda Center. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo do parque.

O evento contou com a presença dos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Raí Ramos (Psicólogo), Renata Alves (Assistente Social), Alaíde Silva (Nutricionista) e Felipe Santos (Educador Físico), além das enfermeiras do Posto Ambulatorial do parque, Caroline Aragão, Jéssica Cardoso, Fabiana Nunes, e a gerente de Recursos Humanos Cíntia Carvalho.


A palestrante Alaíde Silva ressaltou a importância de uma alimentação saudável associada à pratica regular de exercícios físicos, auxilia na prevenção de doenças crônicas e hepatites e na  boa qualidade de vida, “Uma alimentação saudável através de alimentos naturais (frutas, verduras, legumes, as raízes como batata doce, macaxeira, as proteínas como: ovo frango, peixe, as gorduras boas como: azeites, castanhas amendoins) e uma boa ingestão de água são  atitudes importantes para prevenir o surgimento de doenças crônicas. O cuidado com a higienização dos alimentos é essencial para evitar hepatite tipo A. Essas práticas associadas aos exercícios físicos regulares, a pessoa terá menos chances de contrair algumas doenças, consequentemente terá uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.


Após a palestra, os colaboradores que não estavam com o cartão de vacina atualizado, tomaram a dose da vacina contra a hepatite B.


As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado, ou, em uma explicação mais simples, são inflamações do órgão. O fígado desempenha diversas funções, como a desintoxicação do corpo, o armazenamento de vitaminas e a sintetização do colesterol.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) instituiu, em 2010, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, a data vem sendo celebrada anualmente, em 28 de julho. As hepatites virais são a causa de morte de cerca de 1,7 milhão de pessoas, por ano, no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário