terça-feira, 10 de novembro de 2015

Paratleta pernambucano é bicampeão do Circuito Caixa Loterias no salto em distância

Ekiton Damasceno, que é patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, venceu a última etapa da modalidade, classe T 47
O paratleta Ekiton Damasceno venceu, no último fim de semana, a terceira e última etapa da edição de 2015 do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação na modalidade salto em distância. Com um salto de 6,49m, sagrou-se bicampeão na classe T47, cujos atletas são amputados de um dos braços. Patrocinado pelo Moda Center Santa Cruz, Ekiton “Bolt” Pitu, como é chamado pela semelhança física com o velocista jamaicano Usain Bolt, tem grandes chances de ser convocado para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016.

O atleta tem 23 anos e treina há apenas dois em uma pista de vaquejada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, e mora em Tamandaré, na Mata Sul do estado.

O Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação foi realizado no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, em São Paulo.


Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias, é o mais importante evento paralímpico nacional dessas modalidades. As fases regionais (Norte/Nordeste, Rio/Sul, São Paulo e Centro/Leste) foram disputadas no primeiro semestre do ano, entre março e maio. A primeira etapa nacional foi realizada em julho, a segunda, em setembro, e a terceira entre os dias. Todas em São Paulo.