segunda-feira, 21 de setembro de 2015

UNIDADE REGIONAL AGRESTE PROMOVE SEMINÁRIO DE MODA EM CARUARU


Os estilistas Ronaldo Fraga e a consultora Geni Rodio serão os palestrantes

Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e demais municípios vizinhos compõem o Polo de Confecções do Agreste, segundo maior do País. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (SINDIVEST-PE), representa nove por cento da produção nacional de confecções, fabricando anualmente cerca de 480 milhões de peças,  dispõe de 12 mil empresas, gerando 120 mil empregos diretos e 80 mil indiretos. Neste contexto, a FIEPE se prepara para realizar o Seminário de Moda do Agreste: Tendências, Comportamento e Consumo, no dia 24 de setembro, a partir das 17h, no Teatro do Shopping Difusora.

Tecidos e malhas, confecções, aviamentos, lavanderias, tinturarias, estamparias, etiquetas, embalagens, produção de moda, fotografia, logística, representação e serviços diversos, como modelagem, desenvolvimento de coleções e design são alguns dos setores envolvidos no Polo. Também segundo o SINDIVEST-PE, para este ano, espera-se que o desempenho de vendas seja 6% maior que o nacional. Atenta às necessidades do arranjo produtivo local, a Federação realiza o Simpósio com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre as tendências de moda na região, entendimento da influência da cultura da moda e dos benefícios resultados da criação de novos estilos, orientação sobre a importância da criação da identidade da marca e aprendizado sobre a ligação entre comprador, produto, qualidade e preço.

Os assuntos tendências, comportamento e consumo serão contemplados em três palestras, que compõem a programação. A primeira traz o case de sucesso da empresa Cobra D’água nas palavras do fundador Lucas Izoton. O Grupo Izoton é um conjunto de empresas que atua nos setores de vestuário, gestão de marcas e empreendimentos imobiliários temáticos direcionados para hotelaria e segunda residência. Com 25 anos de êxito no mercado, a marca Cobra D’água está presente em todo o território brasileiro, com 150 escritórios de representação e 120 mil clientes lojistas, e tem expertise em distribuição intensiva. Destaque também em exposição na mídia nacional, contando, inclusive, com patrocínios de atletas e atores, licenciamento por várias indústrias e merchandising em novelas.

Em seguida, o estilista Ronaldo Fraga fará apresentação sobre tendências, através das temáticas: tendências da moda no Agreste, o desafio do novo design, a influência da cultural local e a produção industrial na construção da identidade das marcas. O convidado é formado pelo curso de estilismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado na Parsons School of Design de Nova York e Saint Martins School de Londres. As criações e os defiles promovidos por ele são reconhecidos por valorizar a capacidade crítica e a cultura brasileira.

Comportamento e consumo são os conteúdos da explanação que encerra a noite. A consultora em Desenvolvimento e Adequação de Produtos nos mercados nacional e internacional e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Geni Rodio, contribui com sua experiência, orientando os inscritos em cultura da empresa, conhecimento da própria vocação, manias que viram moda, perfil do comprador, ponto de venda, a coleção ideal, entre outros. Ela, que é  professora e coordenadora do curso Um Ano de Moda da Escola São Paulo, atuou por dez anos no varejo de moda como proprietária de quatro lojas da marca italiana Benetton. A palestrante já trabalhou também como gerente de Produto e Marketing em diversas empresas têxteis de confecção e fabricantes de fibras e fios e tem cursos de especialização em Design de Moda.

Empresários e funcionários dos setores de serviços, comércio e indústria de todos os portes podem participar. Estudantes de áreas afins também são esperados. O valor do investimento é de R$ 250 e o pagamento pode ser parcelado nos cartões. Os interessados devem entrar em contato com a FIEPE Agreste pelo e-mail: regional.agreste@fiepe.org.br ou pelo telefone: (81) 3722-5667, para conhecer a política de descontos e efetuar as inscrições.

Fonte: FIEPE